Queda de C130 Hercules na Indonésia mata dezenas de pessoas – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A queda de um avião C-130 Hercules da Força Aérea da Indonésia, nesta manhã desta terça-feira, dia 30 de Junho, numa área residencial da cidade de Medan, ao norte da ilha de Sumatra, pode ter provocada mais de uma centena de mortos, anunciam as agências noticiosas internacionais.

O avião caiu logo após a descolagem, por razões ainda não esclarecidas. A queda do aparelho verificou-se sobre uma área densamente habitada, em cima de um hotel e de casas de habitação, provocando, supostamente, mais vítimas em terra do que aquelas que seguiam na aeronave, que ardeu totalmente.

Informadores da Cruz Vermelha, em Sumatra, a maior ilha da Indonésia, um país constituído pelo maior arquipélago do mundo, no Sudeste Asiático, confirmaram a existência de quatro dezenas de mortos, mas admitem que poderão surgir novas vítimas fatais, pois encontram-se a receber assistência hospitalar muitos feridos graves.

O exército indonésio informou que 12 pessoas – três pilotos, um navegador e oito técnicos, segundo a imprensa – estavam no avião. “Eu vi o avião que saiu do aeroporto e já estava inclinado. Depois vi fumo a envolver um motor”, relatou um morador da região.

O avião havia decolado às 12h08 (06h08 UTC) de uma base militar e caiu na cidade dois minutos depois, a apenas cinco quilómetros de distância da base, segundo um porta-voz militar.

Contudo as informações, mesmo as de fonte oficial, não são credíveis, pois a polícia informou que o avião transportava 50 passageiros à revelia das autoridades militares. Esta informação foi repetida pelo governador de Sumatra Norte aos canais televisivos. Depois falou-se que o avião levava mais de uma centena de ocupantes. Aguardam-se informações mais concretas por parte dos responsáveis da base aérea de onde o aparelho levantou voo.

Video de: Musab Gündüz – Producer/Director

Indonésia tem um histórico negro de acidentes e incidentes aéreos

Em abril passado, um caça F-16 da Força Aérea Indonésia incendiou-se no momento da descolagem de uma base militar de Jacarta, o que obrigou o piloto a ejetar-se.

A Indonésia tem um histórico de problemas em termos de segurança aérea militar e civil. Em dezembro do ano passado, um avião da companhia AirAsia sofreu uma avaria quando sobrevoava o mar de Java com destino a Singapura. A queda provocou a morte das 162 pessoas a bordo.

Com cerca de 3,4 milhões de habitantes, Medan é a terceira cidade mais populosa da Indonésia, sendo este o segundo avião a cair num bairro residencial de Medan. O anterior ocorreu em 2005 quando um Boeing 737 da Mandala Airlines se despenhou pouco depois de ter levantado voo do aeroporto da cidade, causando 143 mortos, 30 dos quais pessoas que foram atingidas pelo aparelho em terra.

  •  Foto de entrada: Roni Bintang/Reuters

 

  • Este vídeo colocado no Instagram mostra os momentos terríveis que se seguiram à queda do avião militar:

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...