Rotas entre Lisboa e o Brasil recuperam tráfego em Setembro

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto de Lisboa teve em Setembro, pela primeira vez desde Novembro de 2015, um aumento de passageiros nas ligações com o Brasil, seu 7º maior mercado de origem/destino de passageiros e nº 1 intercontinental, numa evolução em linha com os sinais de recuperação do mercado brasileiro de viagens internacionais.

Dados do Aeroporto de Lisboa, a que o ‘PressTUR’ teve acesso, indicam que em Setembro viajaram em voos de/para o Brasil 135.582 passageiros, mais cerca de 2.687 que no mês homólogo de 2015.

Embora tratando-se de uma subida que equivale a apenas cerca de 1% do aumento global de passageiros em Setembro no Aeroporto de Lisboa, representa quase ‘uma lança em África’, já que desde Dezembro de 2015 que as rotas do Brasil tinham sucessivamente menos passageiros que nos meses homólogos anteriores, tendo atingido quebras a dois dígitos nos meses de Março a Junho, inclusive, nos quais a quebra ascendeu a cerca de 74,5 mil passageiros.

Os dados recolhidos indicavam já que a partir da quebra de 17,4% ou quase 23 mil passageiros em Junho, o movimento indicava que a tendência de baixa ‘batera’ no fundo, com as quebras em Julho e Agosto a atenuarem-se, respectivamente, para 2,5% ou 3,5 mil passageiros e 1,5% ou 2,2 mil, em linha com a recuperação do ‘outgoing’ brasileiro.

A recuperação para que apontam os dados do Aeroporto de Lisboa baseia-se em grande medida, porém, na evolução das rotas de São Paulo e do Rio de Janeiro, que ao cabo dos primeiros nove meses deste ano têm aumentos de passageiros, respectivamente, em 2,3% ou 4,7 mil, para 209.777, e em 0,7% ou 1,4 mil, para 198 mil.

grafico-voos-lis-brasil-650px

Para as restantes rotas o ‘PressTUR’ não dispõe de dados, uma vez que não têm figurado nos Top40 de rotas regulares de/para Lisboa, mas em conjunto no fim de Setembro estão com uma quebra de passageiros este ano em 13,9% ou quase 102 mil.

Aliás, enquanto, quer os voos de São Paulo, quer os do Rio de Janeiro, tiveram no mês de Setembro aumentos de passageiros a dois dígitos, com +11% ou mais 2,5 mil, para 25.384, e +17,8% ou mais 4,2 mil, para 28.062, o conjunto das restantes ligações (Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Belém) tiveram uma queda em 4,7% ou cerca de quatro mil, para 82.136.

Esta queda, porém, também indicia a possibilidade de uma reversão da tendência de queda, embora não de forma tão vincada quanto a que se verificou com São Paulo e o Rio de Janeiro.

Esse conjunto de linhas esteve com quebras a dois dígitos sucessivamente entre Fevereiro e Junho, que chegaram a superar os 20% em Março, Abril e Junho, mas em Julho o decréscimo atenuou-se pata 6%, a que se seguiu 10,9% em Agosto e 4,7% em Setembro.

 

  • Texto e gráfico da agência de notícias de viagens e turismo ‘PressTUR’, parceira editorial do ‘Newsavia’ em Portugal.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...