Segundo A320 pintado com as cores da Windavia já esteve no registo português e voou ao serviço da Air Luxor

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O segundo avião Airbus A320 pintado com as cores da nova operadora portuguesa de voos charters Windavia, que entrará amanhã, dia 1 de Fevereiro, ao serviço, já voou em Portugal. Esteve integrado na frota da Air Luxor, companhia que foi encerrada em 2005 devido a insolvência.

O avião, cn1450, ostentava o registo de matrícula CS-TQB quando esteve na companhia portuguesa. Fez o voo inaugural em 11 de Maio de 2001, tendo sido entregue à Sabena, meses antes da falência da ex-transportadora belga, em Novembro. Passou para a Air Luxor em 22 de Fevereiro de 2002, e esteve com registo português até final de 2004.

A aeronave passou depois a voar para a Czech Airlines, com registo da República Checa, e desde o Verão passado estava ao serviço da companhia polaca de voos charters Bingo Airways.

O avião tem configuração para transportar 156 passageiros e ostenta actualmente o registo SP-AEK, da Polónia, que tudo leva a crer irá manter, enquanto ao serviço da Windavia, tal como o primeiro aparelho, que não tem registo nacional português, embora tenha sido baptizado com o nome “Aristides Sousa Mendes”. Este avião tem registo da Latvia (YL-LCL) e é tripulado por pilotos da companhia estoniana Smartlinx Airlines. O pessoal de cabina é da Windavia, recrutado em Portugal.

Informações do sítio www.planespotters.net

 

Foto de Jorge Miguel Abreu, obtida no Aeroporto da Madeira em 14 de Outubro de 2003, quando o A320 que amanhã entra ao serviço da Windavia integrava a frota da Air Luxor

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...