Software da Vision-Box testado em aeroportos de Paris e Amsterdão

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os aeroportos Charles de Gaulle, em Paris (França), e Schiphol, em Amesterdão (Holanda) estão a testar um novo software de reconhecimento facial para agilizar a passagem dos passageiros pela imigração depois dos ataques terroristas, nomeadamente em França, terem atrasado para o dobro do tempo este processo devido a um reforço da segurança.

Os testes estão a ser realizados Aéroports de Paris (ADP), operador dos aeroportos da capital francesa, com um software da empresa tecnológica portuguesa ‘Vision-Box’, responsável pelas portas eletrónicas (eGates) no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, e com a empresa francesa ‘Morpho Detection’, escreve a ‘Bloomberg’.

A introdução desta tecnologia no aeroporto de Paris surge no seguimento dos atentados de Paris e Nice em 2015 e 2016 e o Governo francês exigiu registos de todos os passageiros a passar o controlo de fronteiras, o que duplicou o tempo de espera para mais de uma hora, diz o grupo gestor aeroportuário. “Tínhamos de fazer alguma coisa para resolver a situação”, afirmou o CEO, Augustin de Romanet, citado pela ‘Bloomberg’. Atualmente a única via-rápida nos aeroportos de Paris é ‘Parafe’, um sistema automático para cidadãos franceses fazerem o scan dos passaportes biométricos e impressões digitais. Só 3% das pessoas que passam pelo aeroporto Charles de Gaulle é que usam este sistema.

O software da ‘Vision-Box’ vai confirmar o reconhecimento facial de passageiros dos 28 países da União Europeia. Se o teste correr bem e o Estado francês passar a aplicar o software o número de pessoas a passar pelo rastreio biométrico pode aumentar em cerca de 20% para uma média de 180 mil pessoas por dia, diz Franck Goldnadel, responsável de operações do aeroporto. A ADP tem 37 máquinas em utilização com o ‘Parafe’ e já encomendou mais 87 até 2021, das quais 45 chegarão este ano. Apesar de normalmente ser o governo a realizar este tipo de investimentos a ADP investiu seis milhões de euros nesta fase inicial para acelerar o processo.

O Aeroporto de Amesterdão/Schiphol e a companhia aérea KLM, na Holanda, também já iniciaram um teste de três meses com tecnologia de reconhecimento facial e o governo japonês investiu, no ano passado, na instalação de reconhecimento facial nos aeroportos do país. Nos Estados Unidos, a verificação biométrica da empresa Clear está já em 22 aeroportos.

A ‘Vision-Box’ tem-se especializado em soluções para aviação e aeroportos, que representam cerca de 80% da faturação da empresa portuguesa que conta com mais de 15 anos de existência – foi criada em 2001 por Bento Correia e Miguel Leitmann, dois antigos investigadores do INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação. Foi também a ‘Vision-Box’ que teve um papel importante no lançamento do cartão do cidadão e passaporte eletrónico em Portugal. A empresa tem mais de 90% da sua faturação fora de Portugal.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...