Bem-vindo, !|Sair

Stratos o mono-motor que voará a 41 mil pés, voou pela primeira vez – com vídeo

banner-newsavia-app-android-750x65

Cerca de seis anos depois desde o seu anuncio, o mono-motor Stratos 714VLJ, da Stratos Aircraft levantou voo no passado dia 21 de Novembro da pista do aeroporto de Roberts Fields, em Redmond, no estado de Oregon, no Estados Unidos.
O voo durou cerca de dez minutos, e serviu para o piloto de testes, Dave Morss, analisar o comportamento geral em voo, nomeadamente da estabilidade e sistemas de voo.

O voo inicial teve uma velocidade limitada de 128 kts e decorreu a 3,700 ft (agl) com o trem de aterragem extendido e sem mexer na configuração de flaps utilizados para descolagem, 24 graus.

1-voo-stratos-aircraft

A Stratos Aircraft divulgou que o voo serviu para passar inúmeros dados e leituras à equipa de desenvolvimento e que o projecto é mesmo para avançar para a certificação.

Michael Lemaire, CEO da Stratos, referiu que o projecto não entrou ainda numa fase comercial, por isso não aceitam reservas, mas clientes potenciais podem sempre se inscrever no site do construtor para ir recebendo as novidades durante o processo de certificação.

 

pormenor-stratos-no-hangar-1voo

O que tem o Stratos de especial?

Quando foi apresentado em 2008, o Stratos (Very Light Jet) foi olhado pela indústria com desconfiança, pois estava desenhado e pensado para transportar 4 pessoas a cerca de 415 kts e a 41 mil pés, altitudes só alcançáveis pelos “super business jets”, acima das perturbações atmosféricas, uma performance ainda mais surpreendente sendo um mono-motor.
De acordo com o fabricante um voo, de costa a costa, de Miami para Seatle seria feito em cerca de sete horas, isto já a contar com ventos de frente de cerca de 50 kts.
O Stratos está equipado com motor Pratt & Whitney Canada’s JT15D-5 capaz de 2,900 libras de impulso.

Até agora nenhum outro projecto, anuncia números e características semelhantes, colocando o Stratos sem rival.

Recorrendo a uma equipa com experiência no sector e com materiais compósitos aeroespaciais, o Stratos está agora mais perto de ser uma autentica revolução na aviação executiva.

A aeronave estará em apresentação na próxima exposição EAA Airventure 2017, em Oshkosh.

Principais Dados Técnicos

Lugares : 4
Tipo de Certificação: FAR 23, Single pilot, VFR day/night, IFR, Known icing conditions
Motor: Pratt & Whitney Canada JT15D-5
Potência de descolagem: 2,900 lb (12.9kN)
Altura: 9.8ft (3.0m)
Área de asa: 40.5ft (12.3m)
Comprimento: 35.8ft (10.9m)
Velocidade Máxima de Cruzeiro (at 30,000ft/9,144m): 415kts (769km/h)
Altitude máxima de cruzeiro: 41,000ft (12,500m)
Alcance com 4 passageiros (NBAA IFR): 1,500nm (2,779km)

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica