TAAG destaca-se no primeiro quadrimestre de 2017 no Aeroporto de Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola terminou o primeiro quadrimestre deste ano com o 6º maior aumento de passageiros no Aeroporto Internacional Humberto Delgado/Lisboa, apenas atrás da TAP e das maiores empresas aéreas de transporte de baixo custo, com mais quase 28 mil passageiros que no mesmo período de 2016.

Dados de tráfego do aeroporto da capital portuguesa a que a agência de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’ teve acesso indicam que a TAAG transportou de e para Lisboa 90,8 mil passageiros nos primeiros quatro meses deste ano, com um aumento em 44,4% relativamente ao período homólogo de 2016.

Este aumento compara com uma subida em 33,8% do número de passageiros que voaram nos primeiros quatro meses do ano entre Lisboa e Luanda, uma rota em que opera também a TAP.

Os dados que serviram de fonte à agência de notícias portuguesa indicam que em voos regulares entre Lisboa e Luanda, capital de Angola, voaram 148,2 mil passageiros, com um aumento 37,4 mil face a 2016, o que aponta para que a TAP também esteja a crescer nessa rota, embora menos que a TAAG, registando uma subida de aproximadamente 20%, para cerca de 57,5 mil.

Dessa forma, Luanda é não só o destino intercontinental com mais passageiros no Aeroporto de Lisboa, como sobe a 12º principal destino internacional.

Depois de Luanda, São Paulo é a rota intercontinental com mais passageiros, fruto de um aumento de quase 32 mil passageiros (39,1%), para 113,8 mil, com o qual ultrapassou o Dubai, que tem a maior queda de passageiros do quadrimestre entre as 40 principais rotas, com menos 19,8 mil que há um ano (-19,6%, para 81,3 mil), decorrente da redução pela Emirates da frequência de ligações com Lisboa de duas para uma por dia.

As outras duas rotas intercontinentais de longo curso incluídas no Top40 em número de passageiros são Newark (Nova Iorque), com 67 mil, e Rio de Janeiro, com 66,4 mil, a primeira a crescer, com um aumento em 6,9% ou 4,3 mil, e a segunda em queda de 8,2% ou 5,9 mil.

A TAP é a única companhia no Aeroporto de Lisboa a operar voos regulares de e para o Rio de Janeiro, enquanto para Newark, além da TAP está a United Airlines, que no primeiro quadrimestre de 2017 teve um aumento de passageiros em 2,4% ou cerca de 620 para 26,8 mil.

Casablanca, que soma 53,9 mil passageiros, por um aumento em 80,2% ou 24 mil, é a única rota intercontinental de médio curso a figurar no Top40.

 

  • Texto da ‘PressTUR’, parceiro editorial do ‘Newsavia’ em Portugal

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...