TAM aluga quatro Airbus A330-200 à Turkish Airlines

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia brasileira TAM Linhas Aéreas alugou quatro aviões Airbus A330-200 à Turkish Airlines, um dos quais (registo PT-MVO) já se encontra em Istambul, nos hangares da companhia turca. Alguns blogueiros chegaram a referir que seriam cinco aviões, mas o site alemão ‘ch-aviation’ referia-se apenas a quatro. Contudo, aguarda-se uma clarificação da empresa brasileira. Outra dúvida existente e ainda não esclarecida é se os contratos implicam o fornecimento de tripulações brasileiras, o que a verificar-se implicará a deslocação para a Turquia de cerca de 20 pilotos brasileiros, entre comandantes e primeiros oficiais.

Trata-se da segunda saída conhecida de aviões A330-200 da frota da TAM, que nos últimos meses tem cancelado diversas operações do Brasil para aeroportos internacionais, na Europa e na América, supostamente por acerto de programação com a rede de voos da LAN Chile, já que a companhia brasileira está agora fundida com a chilena no consórcio LATAM, que, em termos de gestão, funciona como uma única companhia, se bem que a TAM e a LAN Chile mantenham as suas identidades próprias.

Os primeiros dois A330-200 que saíram da TAM foram devolvidos ao ‘lessor’ e estão a ser remodelados, pintados e preparados para ser entregues à TAP Portugal. Os trabalhos decorrem no Rio de Janeiro e estão a cargo da TAP M&E, uma MRO que é propriedade do grupo aéreo português, adquirido após a falência da Varig, no final de 2005.

Os dois aviões que integrarão a frota da TAP eram o PT-MVH (1º voo 29 de Abril de 2002) que na companhia portuguesa fica com o registo CS-TOQ, e o PT-MVK (1º voo 5 de Junho de 2002) que assume o registo português CS-TOR.

Não se conhece ainda a data de chegada dos dois aviões a Lisboa, mas sabe-se que eles devem estar operacionais durante o mês de Junho, já que irão reforçar a frota de longo curso da TAP para as novas linhas Lisboa-Manaus-Belém e Lisboa-Bogotá-Panamá, a começar a 1 de Julho deste ano.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...