TAP parceira da TAAG – Linhas Aéreas de Angola na formação de 70 novos técnicos de manutenção de aeronaves

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAAG vai formar cerca de 70 angolanos em manutenção de aviões, numa parceria com a companhia aérea portuguesa TAP, noticia hoje o semanário português SOL, que se publica em Lisboa.

Desde o passado dia 7 de Janeiro que está a decorrer no centro de instrução da transportadora angolana, em Luanda, o curso de Formação Básica para Técnicos de Manutenção de Aeronaves, cujas primeiras duas turmas abrangem 36 alunos. Em Abril, começam mais duas.

Ministrada por técnicos da TAP a formação dos 70 quadros – seleccionados entre 1.100 candidatos – durará 23 meses. Dividida em 13 módulos, engloba aulas sobre física, matemática, electricidade e electrónica. Mas também matérias mais específicas relacionadas com a electromecânica e electroaviónica, incluindo, por exemplo, o funcionamento de motores e hélices.

O objectivo das duas empresas é que, no fim do curso, os quadros da TAAG tenham capacidade e competências para realizar este tipo de formação de maneira autónoma Além disso, a iniciativa permitirá à empresa ter mais recursos humanos e engenheiros especializados em reparação e manutenção de aviões, Geralmente alvo de grande investimento, este é tido como um dos departamentos mais sensíveis e importantes numa companhia aérea.

Com a associação à TAP a TAAG beneficiado reconhecimento internacional que a empresa lusa detém ao nível da manutenção de aeronaves já que foi a primeira a obter certificação por parte do Instituto Nacional de Aviação Civil, em Portugal. E cumpre os requisitos europeus da Agência Europeia para a Segurança da Aviação.

Parceiras na formação há mais de uma década, as duas transportadoras têm ainda trabalhado juntas noutras áreas, como a consultoria – a TAP participou na construção e apetrechamento do centro de instrução da TAAG – e a qualificação em Gestão para as chefias da empresa angolana.

Desde 2009 que ambas colaboram também no desenvolvimento de projectos da Direcção de Manutenção e Engenharia da TAAG, visando melhorias técnicas e redução de custos operacionais, explicou ao SOL fonte oficial da TAP.

Venda de materiais e componentes, gestão de reparações e garantias de peças, elaboração de estudos sobre oficinas e laboratórios de manutenção e calibrações de equipamentos ou desenho de projectos para hangares são outras áreas em que há cooperação.

 

(Texto da jornalista Ana Serafim publicado hoje no semanário SOL)

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...