TAP somou 11,7 milhões de passageiros em 2016 (mais 3,5 por cento)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 

A TAP anunciou nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro, em Lisboa, que transportou no ano passado um total de 11,724 milhões de passageiros, que se traduz num crescimento de 3,5% face ao ano anterior. Reforçando consistentemente os indicadores de tráfego no último trimestre do ano, a companhia aérea portuguesa teve o melhor mês de Dezembro de sempre, registando, só nesse período, um aumento de 26 por cento no tráfego transportado face a 2015 e atingindo a marca assinalável de quase 990 mil passageiros.

Na mesma linha, a taxa de ocupação dos voos (load-factor) registada em Dezembro último subiu 7,4 pontos percentuais, atingindo os 78,8 %, e fechando a TAP o ano de 2016 com um load-factor de 78,6 por cento em toda a rede.

 

Maior crescimento nas rotas dos Estados Unidos da América

Entre os vários sectores da rede da companhia, o maior crescimento relativo verificou-se nas linhas para os Estados Unidos, nas quais a TAP transportou, em 2016, mais 186 mil passageiros, para um total de 472 mil, 65% acima de 2015. Este crescimento resulta da aposta estratégica da TAP no mercado norte-americano, com o lançamento, em junho, de duas novas rotas, Nova Iorque/JFK e Boston, e o aumento de frequências para os destinos onde já operava, Newark e Miami.

Uma vez que essas novas rotas só contribuíram para o aumento de tráfego no segundo semestre de 2016, importa sublinhar que no mês de dezembro, designadamente, o aumento do número de passageiros transportados foi de uns impressionantes 168% face a igual mês do ano anterior, o que permite antever um ano de 2017 também com fortes crescimentos nessas rotas.

Nos voos continentais – domésticos, Ilhas e Europa – a TAP teve, no ano passado, um crescimento de 4 por cento, para um total de 8,99 milhões de passageiros.

 

300 mil passageiros na ‘Ponte Aérea’ entre Lisboa e o Porto

Contribuiu fortemente para esse aumento, o lançamento, em Março, da ‘Ponte Aérea’ entre Lisboa e o Porto. Nesta ligação, no mês de dezembro, a TAP teve um crescimento de 126%, com uma taxa de ocupação média dos seus voos de 73,1%, que reflete uma melhoria de 7,8 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2015. Na totalidade do ano, os voos da ‘Ponte Aérea’ serviram quase 300 mil passageiros, mais 80% do que no ano anterior.

Também os voos entre o Continente e os Açores e a Madeira registaram um aumento de 5 por cento, atingindo, no conjunto, 967 mil passageiros transportados. Na Europa, a companhia teve, no mês de dezembro, um aumento do tráfego de 21%, atingindo um total de 571 mil passageiros. No acumulado do ano, a TAP recuperou tráfego no segundo semestre, face aos ajustamentos verificados na sua rede durante a primeira metade do ano, e conseguiu atingir um acumulado de 7,159 milhões de passageiros.

No sector intercontinental, além da América do Norte, sublinha-se igualmente o crescimento em África, de 36% em dezembro e de 10% no acumulado do ano, com 800 mil passageiros transportados, mais 75 mil do que em 2015.

 

Rotas para o Brasil e África mostram recuperação de passageiros

Também nas rotas do Brasil se assistiu, na segunda metade do ano, a uma forte recuperação do tráfego, tendo a TAP transportado em dezembro último, mais 5% de passageiros do que no mesmo mês do ano anterior, e alcançando um total no ano de 1,4 milhões de passageiros.

No conjunto, e por força dos crescimentos na América do Norte e África, as rotas intercontinentais registaram um aumento de 3 por cento em 2016, com 2,74 milhões de passageiros, mais 70 mil do que em 2015.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...