TTX recebe certificação FAA para sistema FIKI. Mas afinal o que é FIKI?

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Cessna Aircraft, construtora norte-americana subsidiária da companhia Textron Aviation Inc., anunciou a semana passada que recebeu da FAA (autoridade certificadora da Administração dos Estados Unidos da América), a certificação FIKI para o seu modelo TTx’s, o qual o portal ‘NewsAvia’ apresentou aquando da visita à EXPO2014, em Freidrichshafen, na Alemanha. (Ver aqui reportagem Cessna TT’x)

O que é o FIKI?

Trata-se de uma condição potencialmente perigosa que podemos encontrar quando voamos em condições que são favoráveis à formação de gelo. Contudo, e devido às latitudes em que os nossos leitores estão inseridos, poucas vezes nos deparamos com este efeito potencialmente fatal.

FIKI é um acrónimo que significa em inglês ‘Flight Into Known Icing’, e geralmente acontece quando o ar muito frio encontra massas de ar húmido, provocando a acumulação de gelo que pode afectar vários equipamentos, como as pás e as asas do aparelho, e mudar os perfis aerodinâmicos, alterando assim dramaticamente o comportamento em voo da aeronave.

Se estes sistemas são sobejamente conhecidos na aviação comercial, com vários tipos de ‘de-icing’ existentes, só recentemente e com a introdução do sistema TKS no Cirrus se começou a inovar, na aviação geral. Até aqui o sistema comummente  usado eram as superfícies pneumáticas que depois insufladas quebravam o gelo, sistema este só possível de ter nos perfis aerodinâmicos.

O TTx’ oferece assim o mesmo sistema que encontramos no irmão mais “pesado”, o Caravan EX, com dois tanques que contêm um fluído anti-gelo, geralmente com base em propilenoglicol que é bombeado através de tubos para as zonas mais sensíveis, como as pás da hélice, vidro da cabina, estabilizadores horizontais e bordo de ataque das asas.

 

NewsAvia-TTX-FriedrichSafen-2014-3
Os estabilizadores verticais  e horizontais, bem como as asas vêm preparadas de fábrica com micro-perfurações que servem de saída ao líquido bombeado desde os tanques. No caso do vidro da cabina e da hélice o líquido é disperso através de pequenos injectores, ajudando a retirar o gelo, no caso do Cessna TTx, durante duas horas e 30 minutos.

Contudo os manuais referem que não é aconselhado manter-se mais de 45 minutos sobre estas condições e devemos sempre ter  em atenção, uma reserva!

De acordo com Brian Steele, o administrador do programa Cessna TTx, este equipamento vem completar o modelo, trazendo um maior valor para os proprietários ou pilotos que agora vêm estendida a capacidade de operação do avião. Este sistema permite que os seus planos de negócios ou recreativos não fiquem adiados como acontece com a maioria dos modelos da na aviação geral, por causa de condições meteorológicas adversas.  O TTx é o avião mais rápido em produção do segmento de tipo triciclo e monomotor de pistão, e esta nova capacidade FIKI vai permitir alargar  o segmento de clientes e regiões cuja existência deste sistema é recomendado.

 

aviador_newsavia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...