UAVs da FAP fizeram exercício de vigilância marítima com Marinha e GNR

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou na passada quarta-feira, dia 7 de Maio, uma missão de vigilância marítima com uma aeronave não tripulada perfazendo mais de hora e meia de voo sobre o mar, ao largo de Portimão, anuncia a FAP na sua página oficial na Internet (www.emfa.pt).

Tendo descolado do Aeródromo de Portimão, o UAV com o número de cauda 17507, dirigiu-se para o mar onde efetuou reconhecimento de embarcações suspeitas, no âmbito de um exercício deste projeto europeu – Perseus. Neste exercício participaram também a Marinha e a GNR, que envolveram meios marítimos.

O projeto PERSEUS é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro, e reúne 29 participantes de 12 países, com o objetivo de desenvolver e demonstrar um sistema europeu de vigilância marítima, integrando infra-estruturas nacionais e comunitárias já existentes, mas melhorando o seu desempenho recorrendo a tecnologias inovadoras. O sistema desenvolvido, que na sua componente nacional envolveu o INOV-INESC Inovação, permitiu acompanhar a missão em tempo real no Comando Aéreo, bem como partilhar informação com a Marinha, com a GNR e com os parceiros espanhóis.

A Força Aérea participa neste projeto desde o seu início tendo por um lado, marcado presença em vários exercícios de demonstração utilizando UAV, e por outro, partilhado alguns dados operacionais de aeronaves tripuladas. Nos exercícios em que participou, a Força Aérea demonstrou como os UAV têm potencial para missões de vigilância marítima, tendo operado a partir de Portimão e de Porto Santo.

Os UAV desenvolvidos pela Academia da Força Aérea realizaram mais de 900 voos acumulando cerca de 400 horas de voo.

 

  • Texto e foto distribuídos pela Força Aérea Portuguesa (www.emfa.pt)

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...