Bem-vindo, !|Sair

Utiliza capacete quando voa?

O capacete de segurança está a ganhar adeptos na comunidade aeronáutica do Alaska. Apenas três meses após um piloto ter escapado ileso de um avião que se despenhou, outro piloto saiu livre de perigo de um acidente sofrido num Super Cub, graças ao seu capacete. Este piloto estava de regresso ao aeródromo, após ter praticado aterragens em terreno não preparado (bush landing) quando enfrentou ventos cruzados, perdeu o controlo do aparelho e despenhou o seu Super Cub nas árvores de um airpark residencial nos arredores de Fairbanks. Apesar de sérios danos no avião e no capacete, piloto e passageiro saíram ilesos.

usa capacete 2

Foto do capacete que suportou grande parte do impacto, que de outra forma seria directamente na cabeça do piloto

Comparando com acidentes idênticos, um engenheiro em segurança na aviação do Organismo de Certificação de Aviões de Anchorage, disse que, sem o capacete, o resultado teria sido muito diferente: “com toda a certeza, o piloto teria sofrido um traumatismo craniano com fractura”. O mesmo responsável acredita que estes acidentes e a consciência dos pilotos em os reportar, estão a mudar a cultura do uso do capacete no Alaska.

Nos últimos anos, os membros da FAA Aviation Safety, no Alasca, trabalharam muito para sensibilizar a comunidade da aviação geral sobre a importância de usar capacete em aviões com bancos em tandem. Convites para seminários sobre segurança são enviados regularmente para todos os pilotos registados no Alaska e a mensagem passou nos blogues de aviação mais populares.

 

Fotos : FAA

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica