A demonstração de segurança a bordo é para ser levada a sério

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Olá a todos os amantes deste maravilhoso mundo da aviação!
Em primeiro lugar é com enorme prazer que colaboro, a partir de hoje com o NewsAvia.com. Agradeço ao Frederico Fernandes (um dos mentores deste portal de notícias em Português sobre aviação) pelo convite que me endereçou. Aceitei o desafio e espero, como apaixonado da aviação e trabalhador desta imensa área, estar à altura.
No meu primeiro artigo irei abordar a tão conhecida ‘Demonstração de Segurança’.
Longe vão os tempos em que as hospedeiras (nesse tempo em maioria) mostravam aos passageiros como colocar os cintos, como colocar a máscara de oxigénio e insuflar o colete salva-vidas. Se não estou em erro e não querendo pecar, a Ryanair é das poucas companhias na Europa que efectua a ‘Demonstração de Segurança’ à maneira ‘tradicional’. Haverá, certamente, outras companhias que o fazem e, se assim for o caso, nada como a participação activa dos nossos seguidores para darem a conhecer essas companhias.
Nos últimos anos, a maioria das companhias (fruto de uma maior tecnologia, claro) optou por colocar em vídeo essa demonstração. De todas as companhias em que já voei, a TAP tem um vídeo de segurança elucidativo, concreto e, acima de tudo, com alguns dos passageiros como ‘estrelas’. Parabéns!
Esta demonstração é de vital importância: claro que quem vai de férias, quem vem de um dia de trabalho ou, simplesmente, quer ler as notícias, não presta a atenção devida à demonstração.
Mas, e se algo de trágico acontece? Será que os passageiros sabem como ‘operar’ tal equipamento? Será que estão aptos para ajudar? Uns sim,outros não.
Os mais cépticos podem dizer que num caso de emergência, é o ‘salve-se quem puder’. Em parte sim… mas, recordemos este último acidente com um Airbus, nos EUA. Se repararmos bem, os passageiros saíram do avião com os seus pertences! Há passageiros com malas, sacos e mochilas… Na demonstração de segurança, bem como na ‘Carta de emergência’ colocada em cada assento é frisado que é imperativo deixar objectos pessoais para trás!
Será que estes passageiros tomaram atenção sendo, alguns deles, passageiros frequentes?
É um instinto ‘nosso’: calma, logo leio porque não acontecerá nada!E se, nesse dia há algo que corre mal?
É bom lembrar que os tripulantes sabem como evacuar o avião e o que fazer para salvar vidas num caso extremo mas, nunca é demais perder 5 minutos que se podem tornar… de extrema importância.
Visto que é o primeiro artigo que publico e que também escrevo e com vista a melhorar a qualidade dos mesmos agradeço todos os comentários e críticas. Serão sempre bem-vindos
A todos os seguidores um abraço e bons voos!

João Miguel Costa

Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA.

[space space_height=”20″]

João-Palma-Costa-Blogger-Newsavia

João Palma Costa é licenciado em Turismo, ramo de Marketing, pela Universidade do Algarve/Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.

Desde 2012 que é comissário de bordo na companhia irlandesa Ryanair. Está colocado na base de Madrid (Espanha).

João Palma Costa após a licenciatura passou por dois projectos hoteleiros de luxo no Algarve, onde assumiu lugares de responsabilidade. Antes, entre 2005 e 2006, a convite do Director dos Serviços de Turismo do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) estagiou nos Departamentos de Marketing, Mercados, Relações Públicas e Eventos/Projectos Especiais. No Oriente teve oportunidade de contactar directamente com os novos mercados de turismo emergentes: Brasil, Índia, China e África. Participou activamente nos projectos de elaboração de estudos para o “Grande Prémio de Macau”, “Festival Internacional de Fogo de Artifício” e em diversos certames de turismo Internacional, nomeadamente na ITB (Berlim) e no WTM/Londres.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...