A320 da Azores Airlines aterra pela primeira vez em Ponte de Sor – Prossegue o Portugal Air Summit

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A aquisição de aeronaves elétricas ES-30 pela companhia aérea regional Sevenair, sediada no Aeródromo Municipal, a apresentação dos projetos das agendas mobilizadoras ‘Aero.next’ e ‘Aerospace’, sediadas e desenvolvidas em Ponte de Sor, e a aterragem histórica do avião de passageiros A320 da SATA pela primeira vez no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e em todo o Alto Alentejo, marcaram o terceiro e o último dia de conferências da edição deste ano do ‘Portugal Air Summit’.

Dois dos três projetos integrantes da agenda mobilizadora ‘Aero.Next’, ambos desenvolvidos no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, foram apresentados. Neste âmbito, Miguel Braga, do Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), centrou-se na primeira aeronave a ser desenvolvida, fabricada, montada a comercializada a partir do Alentejo, a LUS 222, e o CEO da TEKEVER, Ricardo Mendes, apresentou uma aeronave não tripulada (drone) de grandes dimensões, destinada à vigilância marítima, a ARX, que também será fabricada localmente.

A ‘Aero.next Portugal’ representa um investimento de 123 milhões de euros, dos quais 73 milhões destinam-se ao Alentejo, representando 60% do valor total inscrito no PRR. Ao nível dos recursos humanos, as previsões apontam para a criação de mais de 480 empregos diretos, altamente qualificados, com cerca de 300 na região e vários deles no município. É ainda expectável que, até 2027, origine 72 novos produtos, serviços e patentes, num volume de negócios 109 milhões de euros e com a incorporação de 20% de energias renováveis.

Foi também apresentada a segunda agenda mobilizadora, a ‘Neuraspace’ com o objetivo de “ajudar a resolver” os problemas relacionados com os detritos espaciais. Para tal, será desenvolvido um radar em Ponte de Sor, que irá conseguir prever em tempo real e com grande precisão o risco de colisão dos resíduos que sobrevoam o espaço aéreo com satélites. Esta agenda tem alocada cerca de 20 milhões de euros e criará cerca de 20 a 30 postos de trabalho diretos.

A Sevenair, companhia aérea regional sediada no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, anunciou nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, a intenção de ser a primeira companhia aérea portuguesa com uma frota totalmente elétrica em 2030, através da aquisição de aeronaves elétricas ES-30, desenvolvidas pela Heart Aerospace, com capacidade padrão para 30 passageiros. O protótipo deste modelo foi apresentado no Portugal Air Summit, numa cerimónia que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, e com do diretor-geral comercial da SevenAir, Alexandre Alves.

Nos palcos do certame, o dia foi intenso e participativo com uma ampla reflexão sobre o contexto futuro dos setores, nomeadamente ligado à “transição para uma economia espacial sustentável” e ao “desenvolvimento de novos modelos de criação de valor no setor aeroportuário”, e ao nível contexto local, com o painel “Ponte de Sor: uma nova centralidade na indústria aeronáutica”.

Destaque ainda para a participação de Rogério Alves, vice-presidente da Câmara de Ponte de Sor e vereador responsável pelo pelouro do aeródromo, no painel de debate “PT 4.0 – Investimento e Competitividade”, onde foi realçado o impactante crescimento do cluster aeronáutico do Município ao longo da última década, como exemplo de sucesso nacional na aplicação de fundos comunitários.

A par do programa de conferências, esta sexta-feira vai ficar na história do Portugal Air Summit com a aterragem, pela primeira vez, de um avião Airbus A320 da Azores Airlines (Grupo SATA) na pista do Aeródromo Municipal, a passagem aérea do icónico Airbus A321 da TAP Air Portugal, que enverga a pintura retro da companhia, a apresentação das vencedoras da primeira edição do BOOST, o programa de incubação e aceleração de start-ups, a Beyond Vision e a Get Explor, e o final da ‘IATA GTC – Global Training Conference’, que levou a Ponte de Sor cerca de 80 delegados, entre os quais executivos de topo de várias companhias aéreas internacionais.

O terceiro dia do Portugal Air Summit ’22, contou com as intervenções governamentais de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Hugo Santos Mendes, secretário de Estado das Infraestruturas, e Patrícia Gaspar (foto acima), secretária de Estado da Proteção Civil que, uma vez mais, destacaram a aposta do município de Ponte de Sor na especialização do território, através de uma estratégia reforçada e aplicada ao setor aeronáutico, com resultados visíveis e materializados num projeto reconhecido em Portugal e no mundo.

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, terminou o evento destacando a resiliência e as características únicas do seu território e comunidade, agradecendo a todos os parceiros e agentes envolvidos em mais uma edição de sucesso da maior cimeira aeronáutica de Ponte de Sor.

 

Programa do quarto dia do Portugal Air Summit 2022

No sábado, dia 15 de outubro, o programa lúdico, gratuito e aberto ao público geral, vai ter lugar no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, onde os visitantes vão poder ver de perto aviões e os pilotos, com especial destaque para o avião de combate da II Guerra Mundial, Spitfire, presente em Portugal pela segunda vez em 50 anos, do avião comercial de passageiros da SATA e dos aviões do ‘Air Race Championship’, que irão correr em chicane para alcançar os melhores tempos possíveis.

A abrir a noite, de intensas emoções, estarão os ‘Aerosparx’, num espetáculo de velocidade, luz, cor, música e pirotecnia, onde dois aviões, equipados com leds na fuselagem e pirotecnia nas asas, farão uma impressionante coreografia. Segue-se, então, o momento de comunhão entre a arte e a tecnologia com 100 drones autónomos a pintar os céus com incríveis formações, que contam histórias apaixonantes. E a fechar, e a novidade desta 6º edição, realiza-se o ‘Portugal Air Fashion’, que leva o glamour do estilo de moda vigente a 38.000 pés de altitude, com 10 companhias aéreas a desfilarem as suas fardas num espetáculo único com música e coreografias, que conduzirão todos os presentes numa viagem sensorial.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...