A320 da Azores Airlines que colidiu com gaivotas em Ponta Delgada deverá voltar a operar quarta-feira, dia 15 de janeiro

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Airbus A320 da companhia portuguesa Azores Airlines (Grupo SATA) que colidiu com um “bando significativo” de gaivotas (bird strike) durante uma descolagem no aeroporto da cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, deve regressar à operação na quarta-feira, dia 15 de janeiro, informou o presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA.

“Temos uma previsão que ele esteja operacional já no dia 15 de janeiro [quarta-feira]. Pode haver uma ligeira derrapagem [devido a] fornecimentos de peças, mas a última indicação que nós temos é que esteja pronto no dia 15 de janeiro”, disse Rui Coutinho.

O presidente da SATA, que falava aos jornalistas em Ponta Delgada, à margem da apresentação do plano de sustentabilidade financeira da empresa com 40 medidas para aplicar ao longo de 2025, referiu que o incidente condicionou a operação da companhia aérea açoriana no início do ano.

“A aeronave faz falta”, admitiu, referindo que estando inoperacional, a empresa teve necessidade de alugar aeronaves com tripulação (ACMI).

O Airbus A320 colidiu no dia 2 de janeiro com um “bando significativo” de gaivotas durante uma descolagem em Ponta Delgada, obrigando a aeronave a declarar emergência e a regressar ao aeroporto, reportando problemas nos dois motores.

Rui Coutinho confirmou nesta quinta-feira que a colisão afetou ambos os motores – “num afetou quatro pás e no outro oito” –, tendo também causado “pequenas amolgadelas” na estrutura e um “bordo de ataque” de uma asa teve que ser substituído.

  • LINK notícia relacionada.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

IAG e Lufthansa são candidatos “mais óbvios” à privatização da TAP

O diretor da ‘GoodBody Capital Markets’ e especialista em...

Governo de Portugal vai lançar concursos para produção de combustível sustentável

O Governo Português vai avançar com concursos para a...

Ambientalistas da ZERO pedem ações para lidar com planos da indústria da aviação em Portugal

A associação ambientalista ‘ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável’...