O primeiro Airbus A321neo equipado com motores Pratt & Whitney voou na quarta-feira, dia 9 de março, pela primeira vez, com partida do Aeroporto de Hamburgo, na Alemanha, onde está localizada uma das linhas finais de montagem da construtora aeronáutica europeia. Foi o primeiro voo de testes com motores da fábrica norte-americana, depois desta ter perdido a posição de preferência para o voo inaugural do novo modelo da Airbus.
O avião pousou cerca de seis horas depois no Aeroporto de Toulouse/Blagnac, em França, junto das instalações e sede da Airbus.
A Pratt & Whitney, que integra a ‘United Technologies Corp.’ dos EUA, conseguiu finalmente apresentar um novo motor, feito para o A321neo, depois de diversos atrasos que levaram a Airbus a optar por outra motorização para os primeiros voos de teste da aeronave há cerca de um mês. O voo inaugural foi feito com motores construídos por uma ‘joint-venture’ constituída entre duas empresas concorrentes: a também norte-americana General Electric e a francesa Safran.
Os aviões A320neo já ao serviço de companhias aéreas, desde o ano passado, foram motorizados pela Pratt & Whitney.