A321neo LR da TAP batizado com o nome do escritor Jorge de Sena – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Jorge de Sena, o escritor português que se naturalizou brasileiro e estreitou as relações culturais e literárias entre Portugal e o Brasil, dá o nome a um novo avião da TAP Air Portugal.

No mês em que se celebra um século do seu nascimento, e mais de 40 da sua morte, a companhia aérea portuguesa homenageia o poeta batizando o Airbus A321neo LR, matrícula CS-TXB com o seu nome, tornando-se a primeira personalidade luso-brasileira na frota da companhia.

O batismo realizou-se num dos hangares da empresa aérea, no Aeroporto de Lisboa, teve lugar uma cerimónia para descerramento do nome do escritor na fuselagem do avião, que contou com a presença da filha de Jorge de Sena e do presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves.

Foi em Lisboa, a 2 de novembro de 1919, que nasceu aquele que viria a ser um dos mais influentes intelectuais e poetas portugueses do século XX. Cresceu no meio de livros e de ideias, tendo a poesia entrado na sua vida quando ainda era criança, sem que tivesse consciência disso, como um dia afirmou.

Cumpriu serviço militar e formou-se em Engenharia Civil, mas foi no mundo das letras que descobriu a sua vocação. Jorge de Sena foi poeta, romancista, dramaturgo e professor universitário no Brasil e nos Estados Unidos em áreas ligadas à literatura.

Construiu a sua vida, bem como a sua obra, entre Portugal, Brasil e os Estados Unidos, tendo vivido nos três países. Foram vários os poemas, os estudos e os ensaios dedicados à cultura e literatura luso-brasileira que saíram da sua pena e que tinham como fim estreitar a relação entre Portugal e o Brasil. Morreu em 1978 em Santa Barbara, no Estado da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos da América, onde viveu os seus últimos anos. O nome Jorge de Sena cruzará o Atlântico e continuará a aproximar os dois países.

Jorge de Sena é o primeiro intelectual luso-brasileiro a integrar a frota da companhia, juntando-se assim às personalidades já homenageadas, onde figuram nomes que vão de D. Maria II a João Vaz Côrte-Real, de Agostinho da Silva a D. Afonso Henriques e D. Dinis, entre muitos outros.

 

O avião escolhido para receber o nome de Jorge de Sena é um dos novos Airbus A321neo LR recentemente recebidos pela TAP e que, segundo refere a empresa num comunicado distribuído nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, “é um verdadeiro game changer da indústria, aliando o conforto e autonomia de um avião de longo curso a uma aeronave narrow body com capacidade para operar rotas transatlânticas”.

O alcance e flexibilidade deste avião permitem à TAP Air Portugal explorar novos mercados no Nordeste do Brasil e complementar a oferta em várias cidades, como Recife, Maceió, Natal, Fortaleza ou Salvador. Já na América do Norte, para onde também voa, permite aumentar as ligações entre o Porto-Nova Iorque, com o objetivo de chegar a um voo diário do Porto para Nova Iorque.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...