A330-200 ao serviço da Saudia aterra sem o trem dianteiro – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

Um avião Airbus A330-200 da companhia turca Onur Air, matrícula TC-OCH, que está alugado à companhia saudita Saudia – Saudi Arabian Airlines, aterrou na noite desta segunda-feira, dia 21 de maio, sem o trem dianteiro, no Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz, na cidade de Jedah. A bordo seguiam 141 passageiros e 10 tripulantes. As autoridades aeroportuárias dizem que se registaram 52 ocupantes com escoriações diversas, sofridas após a descida das mangas insufláveis de emergência, e uma passageira com diversas fracturas, que se encontra hospitalizada sem perigo de vida.

As primeiras informações, e resultado da visualização do percurso da aeronave no ‘Flightradar24’, mostram que o avião descolou do aeroporto de Medina, na Arábia Saudita, pelas 17h25 locais, com destino a Dhaka, capital do Bangla Desh (voo SVA3818).

A tripulação apercebeu-se, alguns minutos após a descolagem, da avaria no sistema hidráulico do trem de pouso dianteiro, tendo optado por regressar a um aeroporto da Arábia Saudita. Assim, depois de várias horas a voar para consumir combustível, a tripulação optou por descer no aeroporto de Jedah, onde pousou pelas 21h50 locais sem problemas de maior, já que a aterragem, se bem que não fosse normal, decorreu com o adequado acompanhamento dos bombeiros do aeroporto, seguindo-se a evacuação da aeronave pelas mangas de emergência do aparelho.

O avião acidentado começou a voar em 2001 na Emirates, tendo passado para a frota da Onur Air em março de 2016, depois de três anos parado. Presentemente estava alugado à Saudia, companhia de bandeira da Arábia Saudita, voando com registo turco, mas com as cores da companhia árabe.

As autoridades sauditas nomearam uma comissão de inquérito que integrará elementos da construtora aeronáutica europeia e da companhia aérea turca, para apuramento das causas da avaria. São visíveis danos importantes na fuselagem do aparelho.

 

  • Notícia atualizada às 17h45 UTC de 22 de maio de 2018
  • Publicamos em seguida um vídeo que mostra a aterragem do A330-200 no Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz/Jedah e que foi colocado no canal YouTube pelo site ‘Airlive.net’:

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...