A330-200 do Presidente de França esteve na Madeira a embarcar militar ferida

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Airbus A330-200 da Força Aérea Francesa (Armée de l’Air) esteve nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, no Aeroporto Internacional da Madeira, onde se deslocou para embarcar uma oficial da Marinha de Guerra que sofreu graves ferimentos na mão direita, devido a um acidente sofrido em alto-mar.

O avião que tem a cabina preparada para as viagens intercontinentais do Presidente da República Francesa ou para outras que exigem uma maior logística por parte do Governo de Paris, chegou à ilha da Madeira, pelas 20h25 locais, tendo prosseguido viagem logo após o embarque da jovem oficial da Marinha Francesa, que seguiu acompanhada por uma equipa médica militar, que viajou a bordo do avião presidencial francês.

O Airbus A330-200, registo F-RARF, está ao serviço da Força Aérea Francesa desde Novembro de 2010, data em que foi entregue pela fábrica em Toulouse. Os seus interiores foram desenhados para transportar o Chefe de Estado, com aposentos de pernoita, sala de jantar onde são servidas as refeições e uma sala de reuniões, além de um escritório para o Presidente poder trabalhar com os seus mais diretos colaboradores enquanto viaja.

A metade da retaguarda do avião tem uma classe especial, tipo Executiva, onde seguem outros convidados das viagens presidenciais, nomeadamente empresários e jornalistas acreditados no Palácio do Eliseu, gabinete presidencial do Chefe de Estado francês. Esta zona pode ser adaptada para hospital tendo em vista o atendimento a acidentados ou para evacuação de grupos de pessoas de zonas de conflito ou afetadas por desastres naturais.

A marinheira que foi evacuada para França neste transporte especial, estava a bordo do navio hidrográfico da Marinha Francesa “Beautemps-Beaupre”, ao largo da ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, na passada terça-feira, 18 de agosto, quando sofreu um grave acidente numa mão. Verificada a gravidade dos cortes foi accionada a saída do helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – ‘Pumas’ da Força Aérea Portuguesa, estacionado no Aeródromo de Manobra N.º 3 (AM3), na ilha do Porto Santo, que transportou a militar para o Hospital Central do Funchal, na ilha da Madeira.

 

  • A imagem de entrada mostra o A330-200 da Presidência da República Francesa na final para o Aeroporto Internacional da Madeira. Foto: Sandra Silva.
  • Pode ser visto em seguida um vídeo, distribuído pela Força Aérea Portuguesa, sobre a missão de resgate da tripulante do navio hidrográfico francês, evacuada para França nesta quinta-feira, a  bordo do avião presidencial.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...