Bem-vindo, !|Sair

A330-900neo com as cores da TAP prossegue digressão mundial ao serviço da Airbus

IFA Training Cabin Crew Course


 

O A330-900neo que será entregue à TAP Air Portugal no final deste Verão, e que está a fazer uma série de voos de teste para certificação da cabina de passageiros e de outras funcionalidades, prossegue a sua digressão mundial com as cores da companhia aérea portuguesa.

O avião já foi ao Rio de Janeiro/Galeão, depois da apresentação em Lisboa, na passada terça-feira, dia 19 de junho. Regressou na manhã desta quinta-feira, dia 21, à capital portuguesa e prosseguiu viagem durante a tarde para São Paulo/Guarulhos, de onde seguirá para Recife, no Nordeste Brasileiro, e depois para Miami, antes de um breve regresso a Toulouse, às instalações da Airbus. Neste primeiro circuito o avião segue com alguns pilotos comandantes da companhia aérea portuguesa, que no futuro tripularão os Airbus A330-900neo, dos quais a TAP receberá 14 unidades e será a primeira empresa aérea a utilizá-los na sua rede comercial.

Até ao final do mês de junho, o A330neo com as cores da TAP prosseguirá o plano de voos de teste numa sequência que o vai levar a Kuala Lumpur (Malásia), Manila (Filipinas), Jakarta (Indonésia), Banguecoque (Tailândia) e Maurícias, no Oceano Índico. Por fim, na última etapa, o novo avião da TAP voa para Nova Deli (Índia), Reiquejavique (Islândia), Chicago e Atlanta (EUA), concluindo com o regresso à fábrica da Airbus em Toulouse.

Fotos © Catarina Madureira

Antonolado Neves, presidente executivo da TAP, considera que “esta passagem por Lisboa do novo A330neo materializa mais um marco importante no plano de transformar a TAP na companhia com uma das frotas mais modernas do mundo. Permite-nos continuar a afirmar Portugal como hub atlântico do transporte aéreo e a TAP como um player relevante entre a Europa, África e as Américas, contribuindo para o crescimento económico e o desenvolvimento do turismo no nosso País.”

Como etapa final da fase de certificação das aeronaves, estes testes são também conhecidos como testes de rota e incluem missões ETOPS, aterragens de desvio em aeroportos e testes de handling. Depois de passar pela Europa, o A330neo irá a 15 dos principais aeroportos nos cinco continentes para que atinja 150 horas de teste de voo.

Os testes de comprovação de rotas são os últimos necessários para a Certificação de Tipo de Aeronave programada para este verão.

 

  • As fotos que publicamos são da autoria da spotter portuguesa Catarina Madureira. Mostram a chegada do A330-900neo ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no passado dia 19 de junho. O avião descolou de Toulouse e trouxe a bordo  membros do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da TAP, convidados da Airbus, responsáveis por sectores técnicos da TAP e jornalistas estrangeiros, alguns dos quais acompanham o périplo mundial do avião ao serviço da construtora aeronáutica europeia.

 

 




Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica