A340-330 argentino ‘famoso’ por incidente em Barcelona vai ser desmantelado

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Aerolíneas Argentinas despediu-se nesta quarta-feira, dia 8 de janeiro, de um dos seus aviões mais ‘famosos’: o Airbus A340-300, matrícula LV-FPV, número de série do fabricante 193.

Este aparelho teve, em 2014, grande repercussão na imprensa mundial, por ter se atravessado na pista de serviço no Aeroporto de Barcelona/El Prat, no momento em que estava alinhado à cabeceira, para aterrar, um Boeing 767-300 da companhia russa UTair, matrícula VQ-BSX. Valeu na oportunidade que os pilotos russos estavam atentos, assim como os controladores aéreos de serviço na torre do aeroporto espanhol, e foi evitada, na opinião de alguns observadores, uma grande catástrofe. Os controladores admitiram depois que o perigo esteve latente, mas que, in extremis os aviões não iriam colidir…

Este incidente foi, aliás, um dos primeiros grandes momentos na vida deste portal de divulgação de notícias de aviação, que estava, em julho de 2014, a dar os primeiros passos na atividade. Até este dia, 9 de janeiro de 2020, essa notícia e o vídeo que então o ‘Newsavia’ colocou online, registaram 58.510 visualizações, um número destacado para a nossa dimensão, mas pouco expressivo, se considerarmos que o filme no canal ‘YouTube’ já conta com 50,6 milhões de visualizações.

Este Airbus A340-300 foi construído em 1997 e entregue primeiro à companhia espanhola Iberia, onde recebeu a matrícula EC-GPB. Ao fim de 16 anos foi alugado por um lessor internacional à Aerolíneas Argentinas, onde voou entre outubro de 2013 e dezembro de 2019. Integrou uma frota de 13 aviões do mesmo modelo, utilizados durante muitos anos nas viagens de longo curso.

O LV-FPV, que envergou na companhia argentina a pintura alusiva à aliança ‘SkyTeam’, fez o último voo comercial no dia 8 de dezembro de 2019. Partiu de Madrid, em Espanha, e aterrou no Aeroporto de Buenos Aires/Ezeiza, pelas três horas da madrugada do dia 9. Foi revisto, despido da decoração da ‘SkyTeam’ e entregue ao lessor, que o manteve durante mais alguns dias no aeroporto principal da capital argentina. Na quarta-feira, dia 9 de janeiro, e após um voo de cerca de nove horas, aterrou no Aeroporto de Sanford/Orlando, na Flórida (EUA), onde, segundo notícias provenientes da Argentina, será desmantelado por uma empresa especializada.

A Aerolíneas Argentinas tem ainda um A340-300 na sua frota. Trata-se do LV-FPU (número de série 170) , que continua a ser utilizado nos voos para Madrid, e que deverá ser aposentado a meados deste ano, segundo informações da própria companhia, veiculadas pela imprensa argentina.

 

  • LINK notícia relacionada
  • Foto © FLICKR/Martín J. Gallego

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...