Cabo Verde e a China estão a negociar um acordo aéreo que deverá permitir às companhias chinesa Beijing Capital Airlines e cabo-verdiana TACV voarem entre os dois países, anunciou nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano.
Luís Filipe Tavares, que concluiu uma visita de cinco dias à República Popular da China, disse à agência noticiosa ‘Inforpress’ que o assunto foi um dos temas do encontro que manteve com o seu homólogo Wang Yi e que serviu para os dois ministros analisarem a cooperação bilateral.
O ministro cabo-verdiano adiantou que as negociações relativas ao acordo aéreo deverão ficar concluídas em meados de 2018.
O chefe da diplomacia cabo-verdiana abordou também com as autoridades chinesas novas perspectivas da cooperação na área da defesa, ordenamento do território, segurança portuária e economia marítima.
“A China é parceira estratégica de Cabo Verde na execução do projeto da Zona Económica Especial de São Vicente que deverá ter início em 2018/2019”, lembrou Tavares.
Durante a visita, Luís Filipe Tavares manteve um encontro com o ministro chinês da Defesa em que foi debatida a possibilidade de renovação, no próximo ano, do acordo de defesa.