Adria Airways interrompe voos para encontrar novos investidores com dinheiro disponível

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A companhia aérea eslovena Adria Airways anunciou na noite desta segunda-feira, dia 23 de setembro, a interrupção de todos os seus voos a partir da meia-noite durante dois dias – terça, dia 24, e quarta, dia 25 – de e para as suas três bases operacionais: Liubliana, Pristina e Tirana.

A Adria Airways, companhia fundada em 1961 com o nome de Adria Aviopromet, no antigo território da República Socialista e Federativa da Jugoslávia [a Eslovénia é independente desde 1991], opera voos regulares e fretados por operadores turísticos entre cidades da Costa Adriática para e de diversos países europeus. Integra a aliança comercial ‘Star Alliance’.

A decisão de interromper temporariamente as operações de voo é uma consequência da falta de dinheiro em caixa, estando os administradores da empresa, nestes dois próximos dias, envolvidos em importantes reuniões com entidades bancárias e eventuais investidores, com o objectivo de recuperar a companhia aérea que já tem um historial de 58 anos. Na semana passada tentaram negociar com o aval do governo um empréstimo bancário, mas não obtiveram a concordância governamental.

Um comunicado da companhia diz que há a intenção e grande vontade de voltar a normalizar a atividade da Adria Airways, o que só poderá acontecer se houver entrada de dinheiro fresco ou de um investidor forte. Caso contrário, infelizmente, será mais uma companhia aérea que desaparece, deixando mais algumas centenas de profissionais no desemprego.

A Adria Airways aconselha os seus passageiros a verificar a posição dos seus voos antes de se dirigirem para qualquer aeroporto, entrando em contacto com a agência de viagens na qual adquiriram os bilhetes. Sugere ainda que os interessados sigam a informação que será atualizada on-line em www.adria.si. “A empresa lamenta profundamente a situação e pede desculpas a todos os seus passageiros e parceiros”, lê-se no comunicado da companhia aérea.

 

Analistas financeiros que acompanham os mercados dos países que antes estavam integrados na denominada ‘Cortina de Ferro’, então sob influência e controlo da ex-União Soviética, são da opinião que será muito difícil encontrar um investidor privado que possa salvar a empresa da falência. Inclinam-se mais para um acordo ao nível do Governo Esloveno que possa decidir a entrada de dinheiro fresco com o aumento de capital integrando na sua estrutura empresas públicas eslovenas.

 

A Adria Airways, companhia de bandeira da Eslovénia, antes dos atuais problemas financeiros, tinha uma frota constituída por 20 aviões: três Airbus A319, nove Bombardier CRJ900LR, dois CRJ700ER e seis Saab 2000. Na semana passada três aviões foram devolvidos às empresas de leasing devido a não pagamento das devidas rendas de aluguer.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...