Aero Club de Portugal celebra 105º aniversário com entrega de distinções em Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Aero_Club _Portugal 105_aniversário 800dpiO Aero Club de Portugal (AeCP), instituição pioneira da aeronáutica em Portugal, assinalou ontem, dia 11 de Dezembro, 105 anos de existência.

Para comemorar mais de um século de existência, neste caso o seu 105.º aniversário, terá lugar amanhã, sábado, dia 13 de Dezembro, um Jantar e outras actividades comemorativas, conforme programa que publicamos em seguida, e que contará com a presença de inúmeras individualidades do mundo da aeronáutica nacional portuguesa. Serão também homenageados Nicolau Breyner, Luís Laureano Santos e os coronéis Barão da Cunha, filhos do fundador e primeiro Director da Revista do Ar), entre muitos outros.

O AeCP receberá a medalha de Mérito Municipal de Lisboa – Grau Ouro, por parte da Câmara Municipal de Lisboa, em reconhecimento pelo papel que o Clube tem tido ao longo de 105 anos de existência na vida e história da Cidade Capital e do País. O evento terá lugar em Lisboa no Centro Cultural de Belém (CCB), na Sala Vitorino Nemésio, a partir das 19h00.

 

 

Relançamento de Prémios de 1955

Neste evento, proceder-se-á à entrega de diversos prémios ligados à aeronáutica, que foram criados pelo Aero Club de Portugal em 1955 e relançados este ano, de modo a fomentar a Causa do Ar, contando com o apoio institucional e o patrocínio de diversas instituições, cujos representantes estarão presentes:

TAÇA LUÍS DE NORONHA Intitulada em 1955 como ‘Taça Luís de Noronha’, era atribuída ao piloto de avião que tivesse totalizado o maior número de quilómetros, em homenagem ao primeiro português que em França obteve o primeiro brevet de piloto aviador civil e militar. A Taça Luís de Noronha será atribuída em 2014 ao aluno com a melhor média do conjunto dos três exames teóricos do INAC, I.P. das turmas de 2013 e 2014, tanto de PPA como de PP, pretendendo-se que sirva de incentivo a todos os alunos do AeCP.

Apoio Institucional: INAC, IP – Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P. Organização: Aero Club de Portugal

 

TAÇA JOÃO GOUVEIA Intitulada em 1955 como ‘Taça João Gouveia’, foi criada em homenagem ao pioneiro do aeromodelismo nacional. A Taça João Gouveia será atribuída ao aeromodelista com as melhores classificações nos campeonatos de 2014, por indicação da Federação Portuguesa de Aeromodelismo e conta com o patrocínio de ANA – Aeroportos de Portugal, SA.

Organização: Aero Club de Portugal Patrocínio: ANA – Aeroportos de Portugal, S. A. Apoio: Federação Portuguesa de Aeromodelismo

 

PRÉMIO BARÃO DA CUNHA Intitulado como ‘Prémio Barão da Cunha’, existiu outrora como prémio literário, em homenagem ao Fundador e Primeiro Director da ‘Revista do Ar’. O Prémio Barão da Cunha, recreado pela actual Direcção do AeCP, será atribuído ao melhor artigo publicado nas edições de 2013 e 2014 (n.os 619 a 622) da ‘Revista do Ar’, a mais antiga publicação aeronáutica em circulação, desde 1937.

Patrocínio: LUSA, Agência de Notícias de Portugal, S. A. Organização: Aero Club de Portugal

JÚRI DA EDIÇÃO DE 2014: – Coronel Dr. Manuel Júlio Matias Barão da Cunha, em representação da família do Fundador e Primeiro Director da Revista do Ar, Alferes Piloto Aviador Francisco Barão da Cunha – Dra. Sónia Trigueirão, Historiadora e Jornalista na Secção de Investigação do ‘Correio da Manhã’ – Dr. Fernando Carneiro, Jornalista da LUSA, Agência de Notícias de Portugal, S.A.

 

TAÇA SANCHES DE CASTRO Intitulada em 1955 como ‘Taça Sanches de Castro’, pretendeu-se prestar homenagem ao primeiro piloto português que realizou um voo em Portugal, pilotando um avião de modelo ‘Antoinette’. A Taça Sanches de Castro será, na actualidade, atribuída ao piloto, sócio do AeCP, com o maior número de horas voadas no clube em cada ano civil entre 1 de Janeiro e 30 de Novembro.

Organização: Aero Club de Portugal Patrocínio: ANA – Aeroportos de Portugal, SA

 

PRÉMIO AERO CLUB DE PORTUGAL Intitulado em 1955 como ‘Taça Aero Club de Portugal’, destinava-se a premiar a Escola de Pilotagem que conseguisse anualmente o maior número de certificados de piloto aviador civil de 2.ª classe. Na actualidade, o Prémio Aero Club de Portugal terá como objectivo premiar entidades e/ou personalidades que pela sua actividade se distingam ao nível nacional, sendo que o resultado da edição de 2014 apenas será dado a conhecer no momento da sua entrega, no jantar de aniversário do AeCP.

Organização e responsabilidade: Aero Club de Portugal

 

Entrega do Diploma Paul Tissandier

Enquanto Membro e Representante da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), compete ao Aero Club de Portugal propor, anualmente, individualidades nacionais que se destaquem no mundo dos desportos aeronáuticos e que se possam habilitar a receber o Diploma Paul Tissandier, expressamente criado pela FAI para esse efeito. Este ano coube ao português Paulo Gomes Branco, actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Voo Livre, receber esta distinção, por toda a actividade que tem desenvolvido ao longo de mais de 20 anos na modalidade de Parapente.

 

Homenagens, Sócios Honorários e Beneméritos

As cerimónias do corrente ano ainda serão pontuadas por alguns momentos musicais, pela mão de conhecidos artistas e contarão com homenagens a individualidades ligadas à aeronáutica, bem como ao reconhecimento público de diversos sócios com a categoria de sócios honorários e sócios beneméritos, designadamente o actor Nicolau Breyner, o advogado Luís Laureano Santos, os coronéis Manuel e Francisco Barão da Cunha (filhos do fundador e primeiro Director da Revista do Ar), entre muitos outros.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...