Bem-vindo, !|Sair

Aeroporto de Lisboa “é um constrangimento que não devemos subestimar”


 

O presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT) disse esta semana ao jornal ‘Publituris’ que está optimista quanto aos resultados da operação turística, mas salienta que se trata de “um optimismo moderado”. Para Pedro Costa Ferreira existem alguns factores que podem interferir: o primeiro é a lotação do aeroporto de Lisboa; o segundo tem a ver com a aprovação do Orçamento de Estado do próximo ano; a falência de companhias aéreas; e algumas medidas da autarquia de Lisboa que limita o crescimento do turismo de qualidade na cidade.

O congestionamento do Aeroporto Humberto Delgado não é novidade e já há muito que o Turismo tem reivindicado medidas urgentes para atenuar esta situação. Costa Ferreira relembra na entrevista ao jornal português especializada em temas turísticos que, já no ano anterior, a operação turística sofreu com esta situação, que prevê que piore no Verão deste ano.  “Temos um constrangimento muito nítido, visível, importante que não devemos subestimar, que é o aeroporto. O atual constrangimento do aeroporto de Lisboa não implica apenas problemas para o incoming, implica problemas para o outgoing”, sublinha.

A operação turística vai “ser mais afectada, desde já, porque pela primeira vez, já temos inclusivamente partidas de Beja, o que não é agradável para ninguém, pelo menos neste momento”, indica o responsável, que acredita que o sector vai “ter, certamente, mais problemas operacionais ao longo do ano”. Todos esses constrangimentos põem “em causa o bom trabalho dos operadores portugueses sem terem causa desses problemas”, pois estão “absolutamente dependentes dos slots e do modo como eles vão ser efectivados”.

O responsável exige assim soluções urgentes da parte do Governo e propõe alternativas, como aumentar os slots através da “negociação de mais espaço aéreo com a Força Aérea Portuguesa e isso, a concluir-se, significará maior capacidade”. O que o presidente da APAVT recomenda é aumentar a capacidade de estacionamento das aeronaves do fecho de uma das pistas, melhorando assim o funcionamento do aeroporto.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica