A empresa gestora do aeroporto de Macau anunciou nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, que está “a trabalhar ativamente” com companhias aéreas para lançar mais voos da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) com ligações para a Europa e os Estados Unidos da América.
A CAM – Sociedade do Aeroporto Internacional de Macau refere em comunicado que o objetivo é disponibilizar “um serviço de bilhete único através do despacho de bagagem”, para “atrair mais turistas internacionais”.
A empresa disse ainda que está a planear lançar rotas aéreas para o Laos até ao final do ano e prometeu continuar a expandir o mercado de aviação do Sudeste Asiático e Nordeste da Ásia.
Nos primeiros oito meses de 2024, Macau recebeu quase 23,4 milhões de turistas. No entanto, a esmagadora maioria veio da República Popular da China ou da Região Administrativa Especial de Hong Kong, enquanto a cidade recebeu 1,5 milhões de visitantes internacionais.
Em 26 de agosto, a Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau lançou, até 17 de outubro, o sorteio de 100 pacotes de viagens, que incluem bilhetes de avião e alojamento em hotel para turistas internacionais que participem num inquérito ‘online’.
Na altura, a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, disse esperar que Macau possa receber mais de três milhões de visitantes internacionais em 2025.
Em 11 de setembro, a companhia aérea de bandeira sul-coreana Korean Air anunciou o lançamento de três voos charter diretos semanais entre o aeroporto de Seul Incheon e Lisboa.
Antes, a 1 de julho, a Korean Air já tinha retomado os voos diretos diários entre a capital da Coreia do Sul e Macau, após um interregno de quatro anos devido à pandemia da covid-19.
Esta ligação poderá também ser usada para passageiros que queiram voar entre Macau, território do sul da China onde se fala português, e Lisboa, disse em maio, num comunicado, a CAM.
“Isto significa que os passageiros podem viajar diretamente de Macau para Portugal via Seul com a Korean Air”, sublinhou a empresa.
No final de abril, a companhia aérea disse que os voos iriam decorrer pelo menos até 25 de outubro, mas admitiu ter planos “para prolongar a operação desta rota durante a época de inverno” no hemisfério norte.
De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo, a época de inverno para a aviação civil arranca em 27 de outubro e decorre até 30 de março de 2025.
A Korean Air sublinhou que a nova ligação a partir de Incheon irá oferecer “os únicos voos diretos entre Lisboa e o Nordeste da Ásia”, região que inclui o Japão, a Mongólia e o extremo oriente da Rússia.
Em junho de 2023, Maria Helena de Senna Fernandes descreveu o lançamento de voos diretos para Portugal como “um sonho”. Contudo, lembrou, que já é possível trabalhar com os aeroportos vizinhos de Hong Kong, Guangzhou e Shenzhen.
A última estimativa dada à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ pelo Consulado-geral de Portugal em Macau apontava para mais de 100 mil portadores de passaporte português entre os residentes nas duas regiões semiautónomas chinesas de Macau e Hong Kong.