Aeroporto de Macau teve aumento de 12% no movimento de passageiros em Janeiro passado

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O movimento de passageiros e de aviões no Aeroporto Internacional de Macau cresceu, em Janeiro passado, 12 e 11 por cento, respectivamente, anunciou hoje a Companhia do Aeroporto de Macau (CAM), entidade concessionária da estrutura aeroportuária desta Região Administrativa Especial da China.

O comunicado releva o facto das festividades da chegada do “Ano do Cavalo” ter animado o movimento aeroportuário, já que se trata de uma ocasião em que, tradicionalmente, os chineses viajam bastante.

Durante as celebrações do novo ano lunar, entre os dias 31 de Janeiro e 4 de Fevereiro, registou-se no Aeroporto de Macau a movimentação de 700 aviões que transportaram 80 mil passageiros, o que representou uma subida de 0,8% em relação a igual período do ano anterior, refere o comunicado da entidade aeroportuária.

Mais de cinco milhões de passageiros no ano passado

A Companhia do Aeroporto de Macau encerrou o exercício do ano passado com um lucro líquido de 180 milhões de patacas (cerca de 18 milhões de euros), mais 171 por cento do que em 2012, de acordo com dados disponibilizados pela empresa concessionária no início deste ano.

A CAM obteve em 2013 receitas de 4.000 milhões de patacas (cerca de 400 milhões de euros) e registou no aeroporto local um movimento de 5,02 milhões de passageiros, mais 12 por cento do que no ano anterior, e de 26.000 toneladas de carga, um crescimento de 93,85 por cento.

Com 21 companhias a operarem 35 destinos de e para Macau, o aeroporto internacional registou 48.950 movimentos de aviões comerciais, uma subida de 16 por cento face a 2012 e 2.161 voos privados, um crescimento superior a 30 por cento.

Para 2014, a CAM espera poder receber 5,1 milhões de passageiros e processar 26.465 toneladas de carga.

Ainda este ano, a Companhia do Aeroporto de Macau quer aumentar em 4.000 metros o terminal de passageiros e concluir a construção do hangar de jactos particulares com uma área total de 8.000 metros quadrados.

“Em coordenação activa com o desenvolvimento económico de Macau, esperamos, continuadamente, melhorar as infra-estruturas aeroportuárias e a qualidade dos serviços”, refere uma nota da Companhia que cita Ma Iao Hang, presidente do Conselho de Administração da empresa.

O aeroporto Internacional de Macau foi inaugurado em Dezembro de 1995, ainda o território estava sob administração portuguesa.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos tripulantes da TACV/Cabo Verde Airlines afetará apenas os voos internacionais

A TACV Cabo Verde Airlines informou nesta quarta-feira, dia...

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...