Aeroporto de Marabá (Pará) terá obras concluídas até final do ano

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As obras de melhoramento do Aeroporto de Marabá, no Estado do Pará, no Brasil, estão a chegar ao fim. O programa de reforma total do terminal de passageiros é um dos pontos mais destacados do prograna de melhorias que deve estar concluído no final de Dezembro, anunciou ontem a Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República.

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, visitou na segunda-feira, dia 29 de Setembro, as obras de ampliação e reforma do terminal de passageiros do aeroporto de Marabá, no Estado do Pará (PA). A previsão é de que elas sejam concluídas em Dezembro, após investimento de 6,7 milhões de reais.

O empreendimento, no entanto, já conta com novas instalações que aumentaram o conforto dos passageiros. Em 2013, passaram pelo terminal 466 mil passageiross.

Administrado pela Infraero, o Aeroporto de Marabá é o 44º maior do Brasil em movimentação de passageiros, ficando à frente de cidades como Macapá, Rio Branco e Joinville, por exemplo. O projeto prevê a reforma integral do terminal de passageiros – a sala de embarque passará de 80 metros quadrados para 350 metros quadrados.

Além disso, serão implantadas novas salas para as companhias aéreas e a área comercial receberá expansões. Também está sendo ampliado o número de balcões de check-in. Os passageiros ganharam, ainda, duas novas esteiras para a coleta de bagagem na área de desembarque; os banheiros estão sendo reformados e ampliados. O saguão será ampliado em mais 120 metros quadrados, passando para 570 metros quadrados.

“Há um esforço grande do governo federal de criar na região amazônica uma forte infraestrutura de aeroportos. Aqui, na região, as distâncias são medidas em dias de barco e horas de avião. E isso não é só para o transporte de cargas e a mobilidade das pessoas. Trata-se de uma questão de sobrevivência, com o fornecimento de bens, remédios, alimentos”, afirmou o ministro.

Segundo Moreira Franco, a política que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) iniciou de levar os aeroportos brasileiros para o século 21 contempla não só os grandes terminais. “O objetivo é diversificar as rotas e democratizar o acesso da população, melhorando a infraestrutura de todos os aeroportos”, afirmou, ao lembrar da importância de Marabá. A cidade do sudeste paraense é um importante polo industrial, mineiro e agrícola.

As intervenções no aeroporto de Marabá contemplam, ainda, a instalação de uma nova cobertura metálica, que permitirá o estacionamento, embarque e desembarque de ônibus de turismo em local coberto. O aeroporto da cidade é um dos 270 aeroportos que integram a primeira fase do programa de aviação regional do governo federal, com investimentos previstos de 7,3 mil milhões de reais. O objetivo da política governamental brasileira é fazer com que 96% dos brasileiros fiquem, no máximo, a 100 quilómetros de um aeroporto com condição de operar voos regulares.

 

  • Foto: Ricardo Botelho/SAC-PR

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...