O Aeroporto de Munique, na Alemanha, deu mais um passo em direção ao programa ‘Net Zero 2035’, a estratégia de sustentabilidade da infraestrura: a ‘MAN Truck & Bus Germany’ entregou os primeiros dez autocarros elétricos individuais de passageiros à ‘AeroGround Flughafen München GmbH’, uma subsidiária integral do Aeroporto de Munique. Outros 27 autocarros elétricos dos modelos ‘MAN Lion’s City E 12 e E 18’ entrarão em funcionamento até ao final do ano, anunciou o aeroporto alemão, que indicou em comunicado que “existe ainda a opção de adquirir 25 autocarros adicionais”.
“Estamos a reduzir os poluentes atmosféricos, a diminuir o nosso consumo de energia e a evitar as emissões de CO2 prejudiciais para o clima. A mudança é mais um passo em direção às operações aeroportuárias sustentáveis e a um futuro limpo para a indústria da aviação. Os autocarros também oferecem aos passageiros uma viagem mais confortável do portão para o aeroporto da aeronave”, afirma Jost Lammers, presidente executivo da empresa que gere o Aeroporto de Munique.
O Aeroporto de Munique é um dos primeiros clientes da MAN a receber e a utilizar os novos autocarros elétricos do ano modelo 2024.
O objetivo da estratégia de sustentabilidade ‘Net Zero 2035’ é garantir que as operações do Aeroporto de Munique não deixem mais CO2 na atmosfera a partir de 2035, o mais tardar. Até 2030, toda a frota de veículos na plataforma do Aeroporto de Munique deverá ser isenta de emissões e amiga do clima. Metade dos veículos deverá ser movida a eletricidade já este ano. A AeroGround, empresa de handling residente,fornece a maior parte do manuseamento de aeronaves e bagagens, bem como todo o transporte associado de passageiros e tripulantes no aeroporto. A infraestrutura de carregamento dos autocarros elétricos na plataforma está atualmente a ser ampliada.
O projeto ‘Eletrificação da frota de autocarros no Aeroporto de Munique’ está a ser financiado pelo ministério federal alemão do Digital e Transportes (BMDV) com um total de 23,8 milhões de euros no âmbito do ‘Financiamento para autocarros com sistemas de acionamento alternativos no transporte de passageiros’. O financiamento é também assegurado como parte do Plano Alemão de Recuperação e Resiliência através dos Mecanismos Europeus de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa “NextGeneration EU”.