O Aeroporto João Paulo II, na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, Portugal, acolheu na passada segunda-feira, dia 5 de outubro, o passageiro 1 milhão. Para assinalar a efeméride os responsáveis pela estrutura aeroportuária prepararam uma celebração que resultou num interessante momento festivo para todos quantos tiveram oportunidade de vivê-lo.
O felizardo foi Olaf Richter, de nacionalidade alemã, que se deslocou a Ponta Delgada, para passar uma semana de férias na ilha de São Miguel. Viajou num Boeing 737-800 da TUI Airline Belgium, que era procedente de Bruxelas, capital da Bélgica.
O visitante foi recebido em clima de festa por todos os colaboradores da ANA Aeroportos de Portugal, empresa concessionária do aeroporto e pelos parceiros aeroportuários, tendo-lhe sido oferecido um cheque brinde no valor de 100 euros e outras lembranças regionais, extensivas aos integrantes do seu grupo.
O Aeroporto João Paulo II/Ponta Delgada está a ter um dos seus melhores anos, em movimento de aviões comerciais e de passageiros, para o que tem contribuído o fato de, desde Abril deste ano, estarem a voar para a ilha de São Miguel duas companhias de baixo custo – a EasyJet e a Ryanair – que realizam voos de Lisboa e do Porto para a capital administrativa da Região Autónoma, com grande procura, dados os preços baixos que essas duas companhia praticam e também ao fato de estar em vigor um novo sistema de comparticipação do Estado Português tornando os bilhetes de viagem para residentes muito mais baratos para os passageiros residentes dos Açores, independente da companhia em que pretende viajar.
Nessas mesmas rotas há dois concorrentes nacionais, a TAP Portugal e a SATA Internacional, esta com sede na Região Autónoma dos Açores.