Aeroporto de Ponta Delgada assinala 50 anos com duplicação de tráfego em quatro anos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O número de passageiros no Aeroporto João Paulo II, na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, cresceu de 979 mil em 2014, ano anterior à abertura do espaço aéreo entre o continente português e a Região Autónoma dos Açores, para 1,905 milhões em 2018.

O aeroporto celebra neste sábado 50 anos sobre o dia da sua inauguração oficial, data que é assinalada com um evento dirigido aos passageiros e a todos os que visitem a área pública da aerogare.

Em 1997, o número de passageiros foi de 504 mil, de acordo com a nota de imprensa da ANA – Aeroportos de Portugal, empresa concessionária.

Nesta infraestrutura aeroportuária do arquipélago dos Açores escalam por semana 264 voos para 26 destinos diferentes, incluindo 129 interilhas, 87 para o continente – 65 para Lisboa e 22 para o Porto –, seis para a Madeira, 19 para os Estados Unidos, sete para o Canadá, três para Cabo Verde, Reino Unido e Alemanha, e sete para outros destinos europeus.

Assinalando a efeméride, a ANA – Aeroportos de Portugal e a Vinci Airports promovem a campanha 50 Anos do Aeroporto de Ponta Delgada – “Só mudámos para melhor”, que foi lançada em junho, destacando-se o que “de melhor há nos Açores, do equilíbrio ambiental e da natureza selvagem, à cultura regional e ao desenvolvimento sustentável”.

Aberto ao tráfego civil com o nome de Aeroporto de Nordela, em 1969, o atual Aeroporto de Ponta Delgada – João Paulo II, constitui a “principal porta de entrada do arquipélago do Açores”. e a “plataforma de distribuição e concentração de passageiros oriundos de, ou com, outros destinos insulares”.

Além das transportadoras aéreas de bandeira portuguesa TAP, e das duas companhias do Grupo SATA ( SATA Air Açores, dedicado aos voos inter-ilhas, e Azores Airlines, para os voos para fora da Região Autónoma), opera regularmente no aeroporto de Ponta Delgada a companhia irlandesa de baixo custo Ryanair, que possuí uma base operacional na ilha de São Miguel.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...