Aeroporto de Tripoli à beira do colapso – Centenas de mortos na defesa do reduto líbio

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A situação é cada vez mais confusa na Líbia. Mais de uma centena de combatentes, militares e civis, já morreram na batalha pela posse do Aeroporto Internacional de Tripoli, o principal do país, onde ontem continuavam a arder destroços de aeronaves apanhadas no fogo cruzado das milícias e dos soldados governamentais.

Hoje, pela manhã, foi atacada a embaixada dos Estados Unidos em Tripoli e todo o pessoal foi enviado por terra para a Tunísia.

Os radicais islâmicos da milícia Zintan, ainda fiéis à doutrina do deposto líder Muammar Gaddafi, continuam a lutar pela posse do aeroporto da capital, o que já custou centenas de vidas e causou prejuízos de vários milhões de dólares.

Além dos diplomatas norte-americanos também o Reino Unido deu ordem para os seus representantes abandonarem o país depois de um comboio de viaturas britânicas ter sido atacado à metralhadora numa avenida de Tripoli. Deste ataque apenas ficaram marcas nos carros e ferimentos pouco graves nos ocupantes.

Forças dos Estados Unidos da América fortemente armadas continuam a proteger os estrangeiros que atravessam as fronteiras para a Tunísia. A missão das Nações Unidas já abandonou o país há duas semanas e há notícia de que caças, helicópteros de guerra e veículos blindados norte-americanos criaram um corredor para a evacuação dos expatriados que trabalhavam e viviam na Líbia.

 

  • A imagem foi obtida na semana passada no Aeroporto Internacional de Tripoli, e chegou através das redes sociais. Depois dos intensos ataques de domingo passado, ninguém sabe que o que terá acontecido aos aviões que ainda se vêem estacionados, se bem que já estivessem todos com avarias grossas e, duma maneira geral, bastante perfurados pelas balas e pelos roquetes lançados pelas milícias. Os aviões que a imagem mostra pertencem à LAI – Lybian Airlines, que tem uma frota nova de oito Airbus A320. O que está em primeiro plano, por exemplo, foi recebido em Outubro de 2010, novo de fábrica.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...