O Aeroporto Albano Machado, na cidade do Huambo, na província angolana do mesmo nome, já está em condições de receber voos comerciais durante a noite.
O sistema de iluminação da pista foi inaugurado na semana passada, em cerimónia em que esteve presente o governador do Huambo, João Baptista Kussumua.
A obra insere-se no programa para a melhoria das condições para a navegação aérea na cidade do Huambo, implementado pelo Ministério dos Transportes, anunciou a agência noticiosa ‘Angop’.
Estão instaladas as luzes ao longo de toda pista, de dois mil metros e 700, seguindo-se a colocação da iluminação dos caminhos de circulação.
No entanto, a recepção dos voos noturnos depende ainda da homologação e certificação do sistema de iluminação pelo Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC), o que deverá acontecer brevemente.
O governador do Huambo, João Baptista Kussumua, disse tratar-se de mais um esforço para o desenvolvimento da província, sobretudo, para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes e atração de turistas. Apelou a população residente nos arredores do Aeroporto Albano Machado no sentido de não vandalizar os equipamentos de navegação, principalmente o perímetro aeroportuário.
Com um voo diário da TAAG, o aeroporto do Huambo, reinaugurado em 2011, movimenta cerca de 300 passageiros por dia.