O Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) permanece fechado e sem previsão para a retoma das operações, devido à situação meteorológica que se verifica no Estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, desde há vários graves, que está a provocar alagamentos, desmoronamentos e arrastamentos de terra. Um desastre de dimensão ainda não totalmente conhecida, que já provocou dezenas de mortos e de desaparecidos entre a população em diversas localidades.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) divulgou um comunicado neste sábado, dia 4 de maio, em que anuncia que todas as suas associadas cancelaram os voos regulares com origem e/ou destino para Porto Alegre e estão comunicando os passageiros.
Os aeroportos das cidades de Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria também apresentam problemas devido à situação meteorológica no estado.
A ABEAR solidariza-se com a população do Rio Grande do Sul e, junto com as suas associadas, mantém-se à disposição para contribuir com ações de logística para viabilizar o transporte de doações para o Estado. Cada empresa disponibilizará em seus canais informações sobre suas iniciativas que contemplam:
– Flexibilidade nas regras de remarcação, reembolso e cancelamento para passageiros com origem e/ou destino para o Rio Grande do Sul
– Transporte solidário de profissionais para o resgate das vítimas
– Coordenação com entidades de assistência social para transporte de doações para a população atingida.