Aeroporto principal da Córsega inoperacional – Diques de proteção rebentaram

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Estão canceladas desde o meio-dia deste sábado, dia 21 de dezembro, todas as operações no Aeroporto de Ajaccio/Napoleão Bonaparte, capital administrativa da Córsega, uma ilha do Mar Mediterrâneo que é território francês.

As fortes chuvadas que têm caído sobre a ilha, devido à passagem da tempestade ‘Fabien’ com grandes volumes de água e ventos que já atingiram neste domingo os 140KM/h criaram diversas inundações e colapsos de diques e ribeiras que resultaram numa gigantesca inundação na parte litoral da ilha, afetando sobretudo a área aeroportuária, a cerca de cinco quilómetros da cidade de Ajaccio, que se transformou num imenso lago.

As pistas do aeroporto estão completamente submersas, tendo as águas, completamente fora de controlo, entrado num hangar de manutenção técnica e no primeiro piso do edifício sede e instalações administrativas da Air Corsica, companhia regional que assegura os voos com a França continental.

As autoridades locais, nomeadamente os responsáveis pelo aeroporto, disseram na manhã deste domingo, dia 22 de dezembro, que não há previsão de reabertura do aeroporto, nem, sequer, há qualquer inventário sobre as avarias causadas pelas inundações. O nível da água mantém-se e há previsão de novas chuvas prevendo-se a descarga de enormes massas de água.

Nestas condições, é muito pessimista a perspectiva de reabertura do aeroporto já que a pista principal está construída numa cota muito baixa (cerca de quatro metros de altitude) e o escoamento não tem sido possível devido à agitação marítima, sobretudo nos momentos de maré alta, agravada pelo rebentamento de alguns paredões e diques de proteção.

Novo ponto da situação será feito durante a noite deste domingo.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...