Aeroportos de Cabo Verde serão concessionados à Vinci Airports

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Conselho de Ministros de Cabo Verde aprovou na semana passada o decreto-lei que estabelece as bases de concessão do serviço aeroportuário que vai permitir a concessão dos serviços dos aeroportos internacionais e dos aeródromos que estão sob a gestão da Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).

A aprovação deste decreto-lei decorre da aprovação no parlamento da lei 64/9/2019 de 12 de agosto, que estabeleceu o Regime Jurídico da Concessão do Serviço Público Aeroportuário e de Apoio à Aviação Civil.

“O objectivo desta concessão é aumentar o número de passageiros, aumentar o número de aviões, permitir a Cabo Verde ser, efetivamente, uma plataforma de tráfego aéreo, uma zona comercial franca e promover o turismo de negócios, “ concretizou o ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministro e do Desporto, segundo a agência noticiosa cabo-verdiana ‘Inforpress’.

Fernando Elísio Freire garantiu que os interesses de Cabo Verde “estão totalmente salvaguardados” no diploma e acrescentou que o governo, a partir deste momento, partirá para a negociação do contrato de minuta e posterior concessão.

O Grupo Vinci Airports, dono da ANA – Aeroportos de Portugal, é apontado como o futuro concessionário dos aeroportos da República de Cabo Verde. Os contactos estão bastante adiantados e em círculos oficiais admite-se como certa a conclusão do negócio no início do próximo ano. Responsáveis pelos aeroportos deste país africano têm visitado com alguma frequência Portugal e alguns dos seus aeroportos, bem como os dirigentes da ANA têm visitado Cabo Verde nos últimos meses para reuniões com a tutela dos aeroportos nacionais.

O presidente da Assembleia-Geral da ANA, José Luís Arnaut, em novembro do ano passado, assinou na Cidade da Praia um protocolo com o Governo de Cabo Verde para apresentação de uma proposta de modelo de gestão para os aeroportos deste país insular (LINK notícia relacionada).

O ‘Newsavia’ sabe que há poucas semanas esteve em Portugal uma comitiva cabo-verdiana, liderada pelo presidente do Conselho de Administração da ASA – Aeroportos e Segurança Aérea de Cabo Verde, Jorge Benchimol Duarte, que visitou aeroportos das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, e se inteirou do seu funcionamento. A gestão destes aeroportos, integrados na concessão da ANA, serão certamente os que apresentam mais semelhanças com os de Cabo Verde.

 

  • Foto © Carlos Freitas

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...