Aeroportos portugueses ultrapassam 15 milhões de passageiros em quatro meses

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Escola de Aeronáutica - ISEC Lisboa


 

Os aeroportos portugueses geridos pela ANA Aeroportos de Portugal, empresa do universo Vinci Airports, ultrapassaram, pela primeira vez, os 15 milhões de passageiros num primeiro quadrimestre, com um aumento em 9,8% ou 1,35 milhões, ‘puxado’ por Lisboa e Porto e ‘travado’ por Faro e Madeira, anunciou nesta quinta-feira, dia 17 de maio, a agência de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’.

Os dados divulgados indicam que esse crescimento de passageiros foi mesmo mais forte que o aumento do número de voos (chegadas e partidas), que foi de 6,9% ou cerca de 7,7 mil, totalizando 119,1 mil passageiros.

Também em movimentos o crescimento foi impulsionado pelos aumentos em Lisboa, cuja capacidade do aeroporto tem sido dada como esgotada, mas que foi mesmo o que teve o aumento mais forte do período, em 11,5% ou cerca de 6,6 mil, somando 64.489 passageiros.

O segundo maior aumento ocorreu no Porto, com +7,8% ou mais perto de dois mil, atingindo um total de 27.112 passageiros.

Já Faro, Madeira e Ponta Delgada (ilha de São Miguel/Açores) tiveram menos movimentos que há um ano, registando quedas respectivamente em 1,1%, para 11.851, em 7%, para 7.280, e em 4,5%, para 5.026 passageiros.

Assim, o Aeroporto de Lisboa concentrou no primeiro quadrimestre deste ano 54,1% dos voos de/para Portugal, +2,2 pontos que no período homólogo de 2017, e o Porto concentrou 22,8%, em alta de 0,2 pontos.

Já Faro/Algarve teve um decréscimo de 0,8 pontos, para 9,9%, a Madeira baixou 0,9 pontos, para 6,1%, e Ponta Delgada decresceu 0,5 pontos, para 4,2%.

A evolução do número de movimentos é, no entanto, um indicador que define pouco, pois um aeroporto pode ter mais movimentos e menos passageiros, ou vice-versa, porque foi servido por aviões menores ou maiores, esclarece a ‘PressTUR’.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...