A companhia aérea gabonesa Afrijet, líder na África Central, assinou uma encomenda firme de um avião ATR 42-600, com opção de mais um aparelho do mesmo tipo, anunciou a fábrica europeia de aviões regionais ATR, em Toulouse (França).
A aeronave irá substituir a antiga geração ATR 42-500 da Afrijet, oferecendo comodidades avançadas aos passageiros para satisfazer as necessidades de viagens aéreas regionais das comunidades gabonesas. Vai juntar-se à frota de dois ATR 72-600 da FlyGabon. A entrega da primeira aeronave está prevista para 2025, sendo que a opção é para ser entregue em 2026.
A FlyGabon, companhia lançada neste ano, tem como ambição melhorar ainda mais a mobilidade regional acessível em todo o país e impulsionar a economia nacional, beneficiando progressivamente da restauração dos aeroportos provinciais. O ATR 42-600 será decisivo para garantir que todas as comunidades gabonesas beneficiam de opções de viagem rápidas, fiáveis e acessíveis.
Indicado como a plataforma ideal para servir comunidades mais remotas, o ATR 42-600 apresenta o custo por viagem mais baixo da sua categoria. Com uma redução de 30% no consumo de combustível em comparação com jatos regionais de tamanho semelhante e a capacidade de operar em ambientes desafiantes, o ATR 42-600 destaca-se tanto no desempenho ambiental como na flexibilidade operacional.
“A aquisição deste ATR 42-600 representa um passo significativo no desenvolvimento da frota da FlyGabon. A aeronave irá substituir o ATR 42-500 da Afrijet, atualmente em manutenção e com saída prevista da frota no próximo ano”, afirmou Nyl Moret-Mba, diretor-geral da Afrijet.
“Equipados com 46 lugares e tecnologias de ponta, acreditamos firmemente que selecionámos o modelo de aeronave mais adequado para satisfazer as exigências únicas do tráfego de passageiros e para nos alinharmos com a infraestrutura aeroportuária nas nossas províncias.”
Sobre a Afrijet
A Afrijet é uma empresa aérea gabonesa nascida em 2004 em Libreville- Em 2019 tornou-se a primeira companhia aérea na zona CEMAC, tendo desenvolvido uma rede regular de transporte aéreo regional desde outubro de 2016. Certificada pela IOSA desde 2020, a Afrijet emprega 320 colaboradores no Gabão, Congo, Camarões, Guiné Equatorial, Benim e São Tomé e Príncipe, e opera uma frota de turbo-hélices do fabricante europeu ATR. A Afrijet atribui grande importância aos valores de segurança, fiabilidade e pontualidade, que a tornaram a sua marca registada no mundo do transporte aéreo africano. A Afrijet é detida em 56% pela Fly Gabon Holding, o veículo financeiro da República Gabonesa em termos de aviação.
Sobre a FlyGabon
Criada em 2024, a FlyGabon é a companhia aérea nacional do Gabão. Com uma frota moderna composta por dois ATR 72-600 e oferecendo uma gama de preços atrativa, a FlyGabon está empenhada em oferecer serviços fiáveis e acessíveis em todo o Gabão. As aeronaves são operadas pela companhia aérea Afrijet. A FlyGabon iniciou as suas operações com um primeiro voo comercial a 31 de agosto de 2024.