Agências portuguesas começam o ano com recorde de vendas de passagens aéreas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As agências de viagens portuguesas atingiram este ano um novo recorde de venda de voos num mês de Janeiro, com 74,78 milhões de euros contabilizados pelo BSP (do inglês ‘Billing and Settlement Plan’) da IATA.

Os dados a que a agência de notícias de viagens e turismo PressTUR teve acesso mostram que as vendas superaram em quase 4,3 milhões (+6,1%) o montante realizado em Janeiro de 2018, que foi o primeiro em que foi superada a marca de 70 milhões de euros, com 70,48 milhões) e batido um recorde que se mantinha desde 2008, com 67,91 milhões no primeiro mês desse ano.

Os mesmos dados indicam que em dois anos as vendas em Janeiro aumentaram 14,8 milhões de euros (+24,7%) e relativamente a Janeiro de 2016, que foi o pior primeiro mês de um ano desde 2005, o aumento atingiu 17,64 milhões (+30,9%).

O BSP é o indicador mais fiável da venda de voos num mercado, embora contabilize apenas voos regulares vendidos por agências de viagens com ‘chapa IATA’, excluindo voos charters e, mais importante, voos regulares vendidos pelas próprias companhias, que cada vez investem mais em dificultar em aumentar as vendas próprias, inclusivamente dificultando mais as vendas indirectas.

Os dados a que o ‘PressTUR ‘teve acesso indicaram que no ano passado o BSP Portugal, ou seja, as vendas de voos pelas agências de viagens IATA portuguesas, ascenderam a 886,79 milhões de euros, ficando apenas aquém dos 918,62 milhões atingidos em 2008, que se mantém o melhor ano de sempre, e os 887,4 milhões realizados em 2007, que se mantém o segundo melhor ano de sempre.

Porém, é preciso ter em conta que desde essa época, as companhias têm apostado mais em ‘puxarem’ as vendas para os seus canais próprios, que não são contabilizados em BSP, bem como, adicionalmente, o facto de os preços dos bilhetes terem baixado significativamente, como o indica a própria IATA, que reportou quedas de yield (preço médio por quilómetro voado) entre 2013 e 2018, a mais forte das quais em 11,9% em 2015.

 

  • A agência de notícias de viagens e turismo ‘PressTUR‘ é parceiro editorial do ‘Newsavia’ em Portugal

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...