A Air Baltic, companhia aérea com bandeira da Letónia, tem uma longa história de operação do Airbus A220-300, tendo sido o cliente lançador em 2016. Desde 2020, a empresa opera uma frota exclusiva de aeronaves A220. Com uma encomenda firme de 90 A220-300, a Air Baltic reforçou ainda mais a sua posição como o maior cliente do A220 na Europa.
Citado num comunicado distribuído nesta terça-feira, dia 13 de agosto, pela Airbus, em Mirabel, província do Quebeque, no Canadá, Martin Gauss, presidente e CEO da Air Baltic, afirma: “Pela primeira vez na história da empresa, a Air Baltic planeia operar uma frota de cerca de 100 aviões A220-300, e estas opções exercidas são o próximo passo na direção certa. Ao longo dos anos, este tipo de aeronave tem provado as suas capacidades operacionais e valor – tem sido a espinha dorsal das nossas operações e desempenhou um papel fundamental na história de sucesso internacional da Air Baltic. Ao exercer estas opções, estamos a reforçar o nosso apoio e confiança inabaláveis no Programa A220 e estamos ansiosos pela expansão da nossa frota nos próximos anos.”
Benoît de Saint-Exupéry, vice-presidente executivo de vendas do negócio de aviões comerciais da Airbus, falando em nome da construtora, refere: “Estamos honrados e gratos por a Air Baltic estar a fazer a sua quarta encomenda subsequente. Este último acordo da companhia aérea de bandeira da Letónia é um forte endosso do valor superior e das oportunidades operacionais oferecidas por esta aeronave de última geração. O A220 é simplesmente a aeronave mais eficiente na sua categoria de tamanho, com uma cabina espaçosa a gerar os melhores Net Promoter Scores com passageiros onde quer que seja operado e a capacidade de voar sem escalas para qualquer destino na rede atual da companhia aérea e mais além.”
O A220 é o avião comercial mais moderno da sua classe, transportando entre 120 e 150 passageiros em voos até 3.600 milhas náuticas (6.700 km). Possui a maior cabina, assentos e janelas da sua classe, garantindo um conforto superior.
Combinando aerodinâmica de última geração, materiais avançados e motores GTF™ de última geração da Pratt & Whitney, o A220 oferece aos clientes uma redução de 50% na pegada de ruído quando comparado com as aeronaves da geração anterior e cerca de 40% menos emissões de NOx do que os padrões da indústria. A aeronave oferece um consumo de combustível e emissões de CO2 25% mais baixos por assento em comparação com as aeronaves da geração anterior. Tal como acontece com todas as aeronaves Airbus, o A220 já é capaz de operar com até 50% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF). A Airbus pretende que todas as suas aeronaves sejam capazes de operar com até 100% SAF até 2030.
No final de julho, a Airbus conquistou mais de 900 encomendas de cerca de 30 clientes para o A220, das quais cerca de 350 foram entregues. O A220 já está em serviço com sucesso em mais de 20 operadores em todo o mundo, em mais de 1.400 rotas.