O Grupo Air France-KLM e a Saudia, companhia aérea de bandeira da Arábia Saudita, assinaram um memorando de entendimento estratégico (MoU) que estabelece as bases para uma cooperação reforçada nas áreas do transporte de passageiros e da manutenção de aeronaves.
A assinatura decorreu na primeira semana do corrente mês de dezembro durante o Fórum de Investimento Saudita-Francês que decorreu em Riade, (Reino da Arábia Saudita), na presença de Emmanuel Macron, Presidente da República Francesa.
Segundo um comunicado do grupo europeu de aviação comercial, a Air France-KLM e a Saudia, ambas parceiras da aliança SkyTeam, pretendem promover laços mais fortes para
melhorar a conectividade entre os seus mercados nacionais de França, Países Baixos e Arábia Saudita. Ao abrigo deste acordo, a Air France-KLM e a Saudia irão expandir significativamente os seus acordos comerciais existentes de codeshare e interline, proporcionando assim aos seus clientes mais opções de viagens entre e fora dos respetivos hubs. O acordo inclui também iniciativas para otimizar as operações e melhorar a experiência do cliente, nomeadamente através da co-localização de terminais nos principais aeroportos.
A parceria prevê também uma cooperação melhorada de MRO (Manutenção, Reparação e Revisão), com a ‘Air France Industries-KLM Engineering and Maintenance’ (AFIKLM E&M) a receber um mínimo firme de 50% do trabalho de manutenção nos motores GE90 da Saudia (utilizados nas aeronaves Boeing 777 ), incluindo a localização do processo de montagem e desmontagem de módulos destes motores. A Saudia também irá considerar o AFIKLM E&M para todos os futuros processos importantes de sourcing de MRO. No futuro, a ‘Air France Industries-KLM Engineering and Maintenance’ e a ‘Saudia Technic’ irão explorar em conjunto a oportunidade de estabelecer uma joint-venture para motores GEnx (utilizados em aviões Boeing 787). O acordo destina-se a expandir e localizar as capacidades de Manutenção, Reparação e Revisão (MRO) da Saudia, em linha com o esforço contínuo da companhia aérea saudita para promover o talento e as capacidades locais.
As diversas iniciativas elencadas continuam sujeitas à aprovação das autoridades competentes.
“A Arábia Saudita é um parceiro histórico da Air France-KLM”, afirmou Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM. “No contexto do rápido desenvolvimento da Arábia Saudita, vemos um interesse mútuo em expandir a nossa cooperação comercial e reunir os nossos conhecimentos, nomeadamente na atividade estratégica de MRO. A ‘Air France Industries-KLM Engineering and Maintenance’ é já líder neste campo e uma maior cooperação com a Arábia Saudita irá desbloquear oportunidades adicionais no país e na região”.
“Este acordo reflete a liderança visionária do Conselho de Administração do Grupo Saudia, liderado pelo seu presidente, o Eng. Saleh Al-Jasser, ministro dos Transportes e Logística”, afirmou o Eng. Ibrahim Al-Omar, diretor-geral do Grupo Saudia. “Alinha com a Estratégia de Aviação Saudita, liderada pela Autoridade Geral da Aviação Civil, e demonstra o nosso compromisso com o avanço do sector da aviação do Reino”, completou
Este inverno, a Air France-KLM irá operar até 10 voos semanais de e para a Arábia Saudita, com a notável introdução do serviço direto para Jedah a partir de Paris-Orly e Lyon, operado pela Transavia France. A ‘Air France Industries-KLM Engineering and Maintenance’ fornece atualmente serviços de MRO a mais de 200 companhias aéreas clientes em todo o mundo, incluindo a Saudia, e apoia mais de 3.000 aeronaves em todo o mundo, graças a uma equipa de 12.800 técnicos devidamente habilitados.