Air France-KLM garante 7 mil milhões de euros com o aval do Estado Francês

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Após várias semanas de reuniões de trabalho e negociações entre o Estado Francês e instituições bancárias, o Grupo Air France-KLM e a Air France conseguiram finalizar um acordo que adopta um mecanismo de apoio à Air France no qual os principais acordos estão sendo finalizados, anunciou nesta sexta-feira, dia 24 de abril, o grupo aéreo franco-holandês.

O Grupo Air France-KLM, a Air France e a KLM mantiveram conversações com os governos francês e holandês sobre a implementação de medidas de auxílio específicas que lhes permitem manter sua solvência para além do terceiro trimestre deste ano, destaca um comunicado distribuído ao fim da tarde em Paris, depois do governo ter anunciado a tomada de posição do Estado Francês.

O mecanismo de ajuda agora acordado e que está ainda a ser trabalhado, é composto por:

  • Um empréstimo estatal francês de 4 mil milhões de euros concedido por um sindicato de seis bancos à Air France-KLM e Air France. O Estado Francês garantirá este empréstimo em até 90% e tem vencimento em 12 meses, com duas opções de extensão consecutivas de um ano, que poderão ser exercidas pela Air France-KLM;
  • Um empréstimo direto dos acionistas de 3 mil milhões do Estado Francês à Air France-KLM com vencimento de quatro anos, com duas opções consecutivas de extensão de um ano a exercer pela Air France-KLM.

Este mecanismo de auxílio, que permanece sujeito à aprovação da Comissão Europeia, permitirá ao Grupo Air France-KLM fornecer à Air France os meios necessários para cumprir as suas obrigações, continuando a sua transformação, a fim de se adaptar e enfrentar os desafios de um setor que a crise global perturbou gravemente.

 

Estado Holandês deverá avalizar mais alguns milhões de euros para a Air France-KLM

O Estado Holandês também declarou a sua intenção de apoiar o Grupo KLM. Estão em andamento negociações para finalizar os aspectos e condições de uma ajuda adicional.

O plano de transformação, que será finalizado nos próximos meses, incluirá compromissos económicos, financeiros e ambientais. Envolverá nomeadamente as atividades da Air France, procurando adaptá-las à nova realidade do mercado provocada pela crise, e terá que fortalecer a sua situação financeira. Essa transformação também implicará um ambicioso roteiro ambiental para acelerar a transição sustentável do Grupo.

Uma vez finalizado este plano e quando uma melhor visibilidade dos níveis de tráfego aéreo pós-crise estiver disponível, o Conselho de Administração da Air France-KLM considerará aumentar o seu capital social sujeito às condições de mercado. O mais tardar, isso poderá ocorrer após a reunião do Conselho agendada para aprovar as contas do exercício do ano de 2020.

 

Estado Francês poderá aumentar participação acionista no Grupo

Nesse contexto, o Estado Francês indicou sua intenção de examinar as condições em que poderia participar de uma operação desse tipo para aumentar seu capital.

“Em nome do Conselho de Administração da Air France-KLM, gostaria de agradecer ao Estado Francês e aos nossos parceiros bancários por esta ajuda, que permitirá ao Grupo Air France-KLM superar essa crise sem precedentes”, disse Anne-Marie Couderc, presidente do Conselho de Administração da Air France-KLM. “É também o reconhecimento do papel estratégico que nosso grupo desempenha ao serviço da França, da Holanda e de nossos concidadãos. A gerência e todos os funcionários do Grupo Air France-KLM envidarão todos os esforços para provar que somos dignos da confiança depositada em nós. ”

“Em nome do nosso Grupo e de seus funcionários, gostaria de agradecer ao Estado Francês e aos nossos parceiros bancários pelo apoio na garantia do futuro do Grupo Air France-KLM”, disse Benjamin Smith, presidente executivo do Grupo Air France-KLM . “Esta ajuda, juntamente com o plano de ação do Grupo, nos permitirá suportar essa crise e prever o futuro da Air France-KLM com ambição e determinação. Somos um Grupo forte e estamos unidos diante dessa crise. Gostaria de saudar mais uma vez o compromisso excepcional de nossos funcionários por sua dedicação ao repatriamento de nossos concidadãos, ao transporte de equipamentos médicos e à manutenção dos vínculos essenciais com os territórios. ”

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...