Airbus A321XLR com motores CFM LEAP-1A recebe Certificação de Tipo da EASA

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Airbus A321XLR equipado com motores CFM LEAP-1A recebeu a Certificação de Tipo da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), preparando o caminho para a entrada em serviço da nova aeronave no final do Verão. O Certificado de Tipo foi entregue por Florian Guillermet, diretor executivo da EASA, a Isabelle Bloy, engenheira chefe do programa A321XLR. A certificação da versão do motor Pratt & Whitney está prevista para o final de 2024.

“Aí surge o A321XLR, um produto diferenciado que traz um novo valor ao mercado, alargando as possibilidades para os nossos clientes e passageiros. Oferece às companhias aéreas a eficiência da uniformidade dentro da linha de produtos A320/A321 e a sua cabina versátil, uma gama de possibilidades de serviços que são simplesmente únicas!”, afirma Christian Scherer, CEO do negócio de Aeronaves Comerciais da Airbus.

Com a certificação, atingimos um marco importante. O próximo passo é preparar a aeronave para as suas primeiras missões comerciais com clientes em todo o mundo. Estamos ansiosos por trabalhar com os clientes XLR para apoiar a integração das aeronaves nas suas frotas”, acrescenta Christian Scherer, citado num comunicado distribuído pela Airbus nesta sexta-feira, dia 19 de julho.

O A321XLR está lado a lado com os widebodies na frota de uma companhia aérea. Introduz a flexibilidade para adicionar capacidade, abrir novas rotas ou mesmo continuar a operar rotas existentes quando a procura é variável. Tudo isto ao mesmo tempo que consome menos 30% de combustível por assento do que as aeronaves concorrentes da geração anterior e custa cerca de metade do custo de viagem dos widebodies modernos. A nova cabina Airspace do A321XLR proporcionará conforto aos passageiros em viagens de longa distância em todas as classes.

O primeiro A321XLR completou o seu voo inaugural em junho de 2022. Seguiu-se um extenso programa de testes envolvendo três aeronaves de teste. Até ao momento, foram encomendados mais de 500 Airbus A321XLR.

  • Na imagem de abertura vemos Florian Guillermet, diretor executivo da EASA a entregar o Certificado de Tipo do Airbus A321XLR a Isabelle Bloy, engenheira chefe do programa Airbus A321XLR. Foto © EASA.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Privatização da Azores Airlines foi adiada para 2025, esclarece o Governo Regional dos Açores

O Governo Regional dos Açores pretende retomar o processo...

Procuradoria-Geral da República envia relatório da IGF sobre privatização da TAP para o DCIAP

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje a receção...

EasyJet apoia modernização do espaço aéreo europeu para poupar em combustível

A modernização do espaço aéreo europeu poderia poupar cerca...