Bem-vindo, !|Sair

Airbus A330-200 da TAP já foi resgatado da lama no Aeroporto de Belém

O Airbus A330-220, matrícula CS-TOJ, da TAP Portugal que no passado domingo, dia 8 de Junho, saiu da pista quando se preparava para descolar com destino a Lisboa e ficou atascado com os três trens enterrados na lama, no Aeroporto de Belém, já foi retirado da posição em que se encontrava e foi rebocada para a placa de estacionamento, onde agora será avaliado por uma equipa de engenheiros e será examinado pela equipa de inspectores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) encarregada do inquérito ao incidente.

Desde a tarde de ontem, 10 de Junho, que o ‘recovery team’ da TAM estava a trabalhar para que o avião da TAP pudesse ser resgatado no dia de hoje, a tempo de permitir que outro avião da companhia portuguesa pudesse escalar o Aeroporto de Belém, na viagem regular que deveria ter sido feita ontem. A posição em que se encontrava o avião avariado apenas permitia a descolagem de aviões na pista principal, precisamente a que é utilizada por aviões de longo curso

Um avião Airbus A330-200 da TAP, matrícula CS-TOM, partiu esta manhã do Aeroporto de Lisboa, pelas 09h59 locais, com destino a Manaus, onde fará a primeira escala deste voo triangular (TP3017). A companhia portuguesa aguarda comunicação do Aeroporto de Belém sobre o desimpedimento da pista. Segundo apurou o ‘NewsAvia’ o avião foi retirado, mas há procedimentos burocráticos e operacionais que poderão adiar a pretensão da TAP. Se não for possível os passageiros com destino a Belém serão desembarcados em Manaus e seguirão em voos internos para os seus destinos.

A chegada a Manaus está estimada para as 15h10 locais (mais quatro em Portugal) e se seguir para Belém deverá aterrar por volta das 20h00 locais (mais quatro em Portugal).

 

  • A foto do ‘spotter’ Thyago Cunha, obtida na tarde de hoje, mostra o avião da TAP (CS-TOJ) já liberto em cima da pista asfaltada do Aeroporto Internacional de Belém, no Estado do Pará, Norte do Brasil.
  • Agradecemos ao Carlos Schmidt, responsável pelo grupo ‘Loadmasters, Pilotos e Spotters’, página de entusiastas da aviação no Facebook, toda a colaboração que nos tem prestado, nomeadamente nos contactos com os ‘spotters’ brasileiros.
  •  Notícia anterior relacionada: ‘Recovery team’ da TAM já trabalha no avião da TAP em Belém do Pará

 

1 Comments

  1. Pingback: NewsAvia | A330-200 da TAP CS-TOJ aterrou em Lisboa – Actualizada

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica