A330-900neo recebe certificação europeia para ETOPS até 285 minutos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) certificou nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, o novo Airbus A330-900 para o ETOPS (Operações de longo curso com aeronaves equipadas com dois motores) “além de 180 minutos”, com uma opção para até 285 minutos, o que significa que os operadores do A330neo, desde que equipados com motores Rolls-Royce Trent 7000, “beneficiarão nos seus planeamentos de rotas com percursos de longo alcance mais eficientes, confiáveis ​​e diretos”, destaca um comunicado da Airbus.

A aprovação, que inclui a capacidade ETOPS 180 minutos na especificação básica da aeronave, agora também inclui a opção para ‘ETOPS 285min’. Isso amplia a distância potencial de desvio em voo para cerca de duas mil milhas náuticas, praticamente cinco horas de voo sem aeroporto alternativo. A certificação ETOPS por parte da FAA, autoridade nacional de aviação dos Estados Unidos da América, está prevista para breve.

Os operadores do A330neo que escolherem a opção ETOPS 285min poderão programar novas rotas com percursos mais longos em cada percurso, com menores limitações, quanto a eventuais escalas por motivos imprevistos. Enquanto isso, os operadores que voam em rotas existentes (atualmente com até 180 minutos de tempo de desvio) poderão percorrer uma direção mais direta, mais rápida e mais eficiente em termos de combustível.

A TAP Air Portugal é a única companhia aérea mundial que tem ao seu serviço o novo A330-900neo, com três aparelhos já recebidos e integrados na frota. O primeiro voo comercial deste avião verificou-se no passado dia 15 de dezembro na rota Lisboa- São Paulo/Guarulhos. A companhia portuguesa foi a lançadora mundial da nova aeronave, que durante o seu processo de fabrico e montagem sofreu diversos atrasos.

 

  • Notícia corrigida 15 de Fevereiro de 2019.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...