Um avião Airbus A380-800 (matrícula AE-EDM) da Emirates reportou na noite de quinta-feira, dia 25 de Junho, uma emergência quando sobrevoava o Oceano Índico, em viagem de Auckland, na Nova Zelândia, via Sydney (Austrália) para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O aparelho realizava o voo EK413 e transportava 501 pessoas, sendo 471 passageiros e 30 tripulantes. A situação de emergência foi declarada devido à ocorrência de fumo dentro do cockpit do avião, não tendo sido identificada a sua origem. Após o pedido, a torre do Aeroporto Internacional de Bandaranaike, em Colombo, capital do Sri Lanka, deu prioridade ao pouso da aeronave que tocou terra cerca de 39 minutos depois da comunicação ‘May day, May day’ escutada pelas torres de controlo dos aeroportos da zona onde o avião voava, a cerca de 600 quilómetros daquela capital asiática.
A companhia confirmou o incidente e esclareceu que o A380 aterrou em segurança, tendo os serviços de manutenção tomado conta do aparelho para identificar a anomalia. Notícias do dia de hoje, sexta-feira, indicam que o avião deverá regressar no próximo domingo de madrugada ao Dubai. Os passageiros do voo EK413 foram recolhidos em hotéis e encaminhados para os seus destinos em aviões de outras companhias internacionais que escalam Colombo.
A Emirates não se alongou em comentários sobre este incidente. Apenas disse que se se deveu a um “erro técnico” e que todos os passageiros tinham sido encaminhados para os seus destinos. Não há notícia de quaisquer danos pessoais.