A construtora aeronáutica europeia anunciou nesta segunda-feira, dia 7 de Setembro, que já começou a construir o primeiro A330neo nas suas instalações de Toulouse e de Nantes, ambas cidades de França.
As primeiras partes do avião a serem construídas foram a torre que vai suportar o motor Rolls-Royce Trent 7000 e a parte central do avião.
A torre do motor começou a ser produzida na fábrica da Airbus em Saint-Eloi, Toulouse, que é especializada na construção deste componente para todos os modelos de aviões civis da Airbus. A torre do motor é feita em titânio e tem um design mais aerodinâmico, baseado na torre do A350 (ver foto de abertura desta notícia).
A parte central do novo A33oneo está a ser produzida na fábrica de Nantes e utiliza um sistema inovador denominado ‘Isogrid’.
A Airbus distribuiu imagens que mostram o início da produção que irá, certamente, marcar mais uma fase da evolução das aeronaves dedicadas ao transporte de passageiros e cargas nas rotas de longo curso mundiais e, também, uma nova etapa de desenvolvimento e crescimento das companhias aéreas que se dedicam a esse segmento de mercado.
-
Foto: Airbus/Gousse Hervé