A Airbus Helicopters entregou 418 helicópteros em 2016, um aumento de cinco por cento em relação ao ano anterior, em um contexto de mercado desafiador. A empresa reforçou sua liderança no segmento de helicópteros civis e governamentais, mantendo sua posição no segmento militar.
Em 2016, foram registadas 188 encomendas de helicópteros mototurbinas, 163 pedidos de biturbinas leves (H135 e H145) e 23 para a família Super Puma. No final de 2016, a carteira de pedidos atingiu 766 aparelhos.
“Os diversos desafios enfrentados em 2016 aumentaram a nossa determinação em apoiar nossos clientes com um compromisso cada vez maior em relação à qualidade e segurança, alavancando o mais moderno portfólio de produtos e serviços”, disse Guillaume Faury, presidente executivo da Airbus Helicopters. “Para a indústria de helicópteros como um todo, 2016 foi provavelmente o ano mais difícil da última década. Apesar deste ambiente desafiador, alcançámos os nossos objetivos operacionais e conseguimos por em prática o nosso plano de transformação “, acrescentou.
Os destaques de 2016 incluíram o sucesso de importantes campanhas militares para o H225M, que foi selecionado por Singapura e Kuwait, assim como a família H135/H145 que foi selecionada no Reino Unido para treino militar. No ano passado também foram entregues os primeiros Panteras AS565 MBe em versão naval para o México e Indonésia e registou-se o primeiro voo do NH90 Sea Lion para a Marinha Alemã.
No lado civil, o primeiro helicóptero biturbina médio H175 em configuração VIP entrou em serviço na Europa, enquanto a versão governamental começou a fazer os seus testes de voo para a certificação, programada para 2017.
Um consórcio chinês assinou um pedido para 100 aparelhos H135s a serem fabricados localmente nos próximos dez anos, expandindo também a atuação da Airbus Helicopters no país asiático. Sobre o mesmo modelo, a certificação da versão equipada com Helionix concedida pela EASA em novembro também foi destaque no ano passado,.
As atividades de testes de voo do H160 da próxima geração mantiveram um ritmo constante ao longo do ano, abrindo o caminho para a assinatura das primeiras encomendas em 2017.
Em números gerais, 2016 encerra com a frota global de aproximadamente 12.000 helicópteros Airbus em serviço, com mais de 3.000 operadores em todo o mundo e a marca de 90 milhões de horas de voo. As aeronaves estão em operação em todos os segmentos, ajudando diariamente os clientes a salvarem vidas, protegerem pessoas e realizarem suas missões mais exigentes.
- Na imagem vemos o helicóptero militar H225M da Airbus Helicopters. Foto © AIRBUS/Anthony Pecchi