Airbus inicia design de um avião híbrido-eléctrico com 100 lugares

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Em menos de duas décadas, o conceito do VoltAir E-Fan da Airbus pode ser alargado a uma nova família de aviões regionais de 100 lugares com um sistema de propulsão híbrida-eléctrica assente em motores a diesel com 6 MW de potência ou uma fileira de motores eléctricos.

Este potencial avião de 100 lugares ainda está numa fase inicial de design, mas a Airbus aparenta estar a apontar nesta configuração. “Estamos a começar a trabalhar no design de algo que chamamos o EPU”, revelou Ken McKenzie, presidente nomeado e vice-presidente sénior de estratégia e serviços corporativos do Grupo Airbus nos Estados Unidos. “Actualmente, preferimos um motor hídrido”, acrescentou.


Ken McKenzie liga o design da Airbus ao conceito N3-X da NASA, (na imagem de destaque) que emergiu há cerca de cinco anos, revelando um uma fuselagem fundida com as asas e dotado de motores de turbina a gás, geradores de electricidade para motores eléctricos embutidos na linha de fuga aerodinâmica da fuselagem. “É uma ideia semelhante mas, no nosso caso, poderá não ser uma turbina a gás. Poderá ser a diesel”, frisou. A Airbus apontou inicialmente um objectivo a 10 anos para este avião híbrido-eléctrico de 100 lugares, mas McKenzie alarga o calendário em mais uma década. “Penso que o ano de 2032 será mais realista para tornar este avião comercialmente viável”.

O sistema híbrido-eléctrico para o E-fan 4.0 deverá fornecer a informação crítica necessária para os engenheiros da Airbus trabalharem no projecto do avião de 100 lugares. A propulsão do avião de quatro lugares terá uma configuração inusual, com um único motor a alimentar dois hélices eléctricos, revela McKenzie. Se este conceito for idêntico à configuração de propulsão para o avião de 100 lugares, levanta questões intrigantes, como de que forma vai a Airbus compensar o aparelho se um dos hélices parar de trabalhar? “Se tem um motor, mas dois sistemas propulsores, a potência assimétrica tem de ser quase zero, de modo a que se perder um deles, ainda possa voar com o outro. Um dos conceitos que temos é, se perde um, o outro também pára”, explicou.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...