Airbus já pode concluir contrato de venda de 118 aviões ao Irão

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A construtora aeronáutica europeia Airbus anunciou nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, que obteve uma primeira autorização dos Estados Unidos da América para a entrega de aviões comerciais de passageiros ao Irão, pré-condição para a conclusão de um contrato de fornecimento de 118 aparelhos, celebrado em Janeiro deste ano, aquando da visita do Presidente do Irão a França (LINK notícia relacionada).

“A Airbus pediu duas licenças e a primeira foi dada ontem à noite (terça-feira)”, declarou um porta-voz do grupo à agência France Presse, acrescentando que o fabricante europeu estima que a segunda autorização será dada “nas próximas semanas”.

No final de janeiro, o Irão e a Airbus assinaram um memorando de acordo com vista ao fornecimento de 118 aparelhos, um contrato orçado entre 10 a 11 mil milhões de dólares (8,9 a 9,8 mil milhões de euros), mas esta venda estava dependente da luz verde de Washington, uma vez que os aviões estão equipados com componentes norte-americanos. Estas licenças dizem respeito a aviões de médio curso A320 e de longo curso A330.

Na sequência do acordo sobre o programa nuclear iraniano, concluído em julho de 2015 entre Teerão e as grande potências ocidentais (EUA, União Europeia e ONU), parte das sanções económicas impostas ao Irão foram levantadas em janeiro deste ano. O Irão passou a poder exportar petróleo e aumentaram as trocas comerciais com a União Europeia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...